PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de DEFESA: SÂMARA RAQUEL ALVES GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SÂMARA RAQUEL ALVES GOMES
DATA : 23/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA COMBINADA A EXERCÍCIOS NA DOR LOMBAR CRÔNICA NÃO ESPECÍFICA


PALAVRAS-CHAVES:

ETCC, Lombalgia, Dor Crônica, Exercícios de Pilates


PÁGINAS: 83
RESUMO:

Introdução: A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) é uma técnica de modulação não invasiva que envolve a aplicação de uma corrente de baixa intensidade em diferentes áreas do cérebro. Estudos indicam que a ETCC pode alterar a percepção dolorosa através da modulação de áreas corticais e subcorticais envolvidas no processamento da dor. Dentre as condições musculoesqueléticas que causam disfunção e dor, a lombalgia é identificada como um problema de saúde pública e apresenta-se globalmente com alta incidência, prevalência e recorrência.

Objetivos:

Estudo I: desenvolvimento de um protocolo destinado à avaliar os efeitos da aplicação simultânea da ETCC com exercícios baseados no método Pilates, em indivíduos com dor lombar crônica inespecífica.

Estudo II: avaliar os efeitos da aplicação simultânea da ETCC com exercícios baseados no método Pilates, sobre a dor e o desempenho de indivíduos com lombalgia crônica não específica.

Metodologia:

Estudo I: desenvolvimento de um protocolo para um ensaio clínico duplo-cego randomizado. Incluiremos indivíduos com histórico de dor lombar crônica inespecífica randomizados em dois grupos: (1) ETCC ativa, combinada com exercícios baseados no método Pilates e (2) ETCC simulada, combinada com os mesmos exercícios.

Estudo II: Métodos: ensaio clínico randomizado e cego, incluindo 36 indivíduos com histórico de dor lombar divididos em dois grupos: um com estimulação transcraniana ativa (GA) e o segundo com a simulação da estimulação transcraniana (GS), ambos combinados com um protocolo de exercícios. Foram avaliados a sensação dolorosa nas últimas 24 horas e na última semana, através da Escala Numérica da Dor (END), o limiar de dor à pressão por meio da algometria e o desempenho dos músculos da região lombar, através da força dos músculos paravertebrais e do Ito teste. As avaliações ocorreram antes do protocolo de tratamento (T0), após quatro semanas de intervenção (T1) e um mês após o fim do protocolo (T2).

Resultados: Foi observada redução da dor semanal e nas últimas 24 horas na END e aumento do limiar doloroso em ambos os grupos, porém sem diferença entre eles. O desempenho muscular não modificou em nenhum dos grupos.

Conclusão: A combinação do ETCC, de forma simultânea a um programa de exercícios baseado no método Pilates, não altera a percepção de dor nem o desempenho muscular, em pessoas com lombalgia crônica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CIRO FRANCO DE MEDEIROS NETO - UEPB
Interno - 4964489 - CLECIO GABRIEL DE SOUZA
Presidente - 1149610 - JAMILSON SIMOES BRASILEIRO
Externa à Instituição - MARIANA ARIAS AVILA VERA - UFSCAR
Interno - 2646619 - RODRIGO PEGADO DE ABREU FREITAS
Notícia cadastrada em: 13/08/2024 08:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao