PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: TÁCITO ZAILDO DE MORAIS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TÁCITO ZAILDO DE MORAIS SANTOS
DATA : 02/03/2023
LOCAL: Remoto

DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DO INSTRUMENTO ADHERE: AVALIAÇÃO DE BARREIRAS E FACILITADORES PARA ADESÃO DOS  BRASILEIROS A MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS INFECCIOSAS

Inquéritos e questionários; prevenção e controle; adesão; infecções respiratórias.

Introdução: A pandemia de COVID-19 evidenciou o tema da adesão individual e populacional às medidas recomendadas internacionalmente para prevenção e controle de doenças respiratórias infecciosas. Contudo, a baixa conformidade com comportamentos preventivos recomendados e a escassez de ferramentas que avaliem esse construto numa mesma população tem desafiado gestores e pesquisadores. Diante de todas as possíveis implicações clínicas, econômicas e psicossociais, as medidas de prevenção a nível populacional, integradas a políticas públicas de saúde, podem significar esforços efetivos e tomadas de decisão assertivas. Objetivos: Desenvolver e testar as validades de conteúdo e estrutural de um instrumento para a população brasileira, capaz de mensurar barreiras e facilitadores de adesão às medidas recomendadas para prevenção e controle de doenças respiratórias infecciosas. Métodos: Para contemplar os objetivos supracitados, dois estudos foram realizados. O estudo 1 incluiu uma revisão sistemática (RS) que seguiu as recomendações Cochrane para síntese qualitativa global de temas e o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA). Os temas emergentes na RS elicitaram o conteúdo para a geração inicial dos itens do instrumento. Estes itens foram classificados em dois frameworks: o Modelo de Crenças em Saúde (HBM) e o Modelo de Capacidade, Oportunidade e Motivação (COM-B). O estudo 2 compreendeu o desenvolvimento do questionário e validação de conteúdo e estrutural do instrumento ADHERE. Para a construção inicial dos itens, em adição aos resultados da RS, foram realizadas entrevistas em profundidade com representantes da população-alvo, seguindo as recomendações do PRO Good Research Practices Task Force Report (ISPOR 1). Em seguida, a validade de conteúdo foi avaliada por painel de juízes e pré-testada com a população-alvo no formato Survey, seguindo o Método e-Delphi modificado,  bem como às recomendações do COSMIN methodology for content validity e do PRO Good Research Practices Task Force Report (ISPOR 2). A estrutura fatorial do questionário ADHERE foi investigada através de Análise Fatorial Exploratória (AFE) considerando o modelo de rotação varimax e um coeficiente de 0.45. A consistência interna dos dados foi avaliada pelo Coeficiente Alfa de Cronbach. Resultados parciais: A revisão sistemática incluiu 52 estudos e a síntese qualitativa destes identificou 37 achados de barreiras e 23 de facilitadores, classificados em 10 temas codificados e 10 dimensões dos frameworks utilizados. A revisão sistemática e as entrevistas em profundidade resultaram numa lista preliminar de itens. Na validação de conteúdo, 68 itens preliminares do ADHERE foram julgados por um painel de juízes, de acordo com o método e-Delphi modificado, de forma anônima em três rodadas. Os itens foram julgados quanto à clareza, objetividade, relevância, viabilidade e abrangência utilizando  a plataforma online Jotform®. Após o painel de juízes, os 61 itens remanescentes foram pré-testados em 138 representantes do público-alvo, no formato Survey via Jotform®. Os respondentes avaliaram a clareza, relevância e abrangência de forma dicotômica e anônima. Com um limiar de corte de relevância estabelecido como ≥ 70% das avaliações, 8 itens foram eliminados por relevância direta ou indireta e 4 itens foram eliminados por redundância, totalizando 49 itens após a etapa de validação de conteúdo. O coeficiente alfa de Cronbach indicou elevada consistência interna para a escala com 34 itens (α=0,94). Posteriormente, os resultados do teste de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO=0,80) e do teste de esfericidade de Barlett (χ²= 3488,09; p<0,001) indicaram um ajuste adequado dos dados, possibilitando a AFE. Após esta análise, a versão I do questionário ADHERE apresentou 34 itens agrupados em 4 fatores, considerando um coeficiente de 0,45, os quais  explicaram 42% da variância total. Os quatro fatores (Fator 1, 2, 3 e 4) reuniram 10, 10, 9 e 5 itens, respectivamente. As dimensões identificadas foram:  autopercepção de barreiras pessoais e ambientais (α=0,89); autoeficácia (α=0,87); políticas de saúde (α=0,86) e interações pessoais (α=0,80). Conclusões preliminares: De acordo com os resultados parciais, pode-se concluir que a análise temática derivada da síntese qualitativa da literatura evidenciou conteúdos relevantes para a construção do questionário ADHERE. Além disso, foram consideradas peculiaridades da população-alvo nas cinco regiões geopolíticas brasileiras, incluindo adultos de ambos os sexos e representantes de povos originários como indígenas, quilombolas e ribeirinhos.  Faz-se necessária ainda a realização de entrevistas cognitivas para avaliar a compreensão de itens, instruções, referencial de tempo e opções de resposta do questionário.

Presidente - 2291421 - KARLA MORGANNA PEREIRA PINTO DE MENDONCA
Externa ao Programa - 2446479 - LILIAN LIRA LISBOA - UFRNExterna à Instituição - ISABEL CRISTINA VASCONCELOS DE OLIVEIRA - UFPB
Notícia cadastrada em: 28/02/2023 09:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao