PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: STEPHANO TOMAZ DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : STEPHANO TOMAZ DA SILVA
DATA : 30/05/2022
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

PROJETO REVELA: CUIDADOS MOTORES PARA INDIVÍDUOS COM

ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA

Neuromuscular Diseases, Motor Symptoms, Amyotrophic Lateral Sclerosis, Physiotherapy.

A deterioração motora ao longo da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) se deve a uma série de fatores, além da própria característica de acometimento progressivo dos neurônios motores. Os pacientes com ELA experimentam importantes disfunções funcionais que surgem com a progressão da condição. Logo, os sintomas motores merecem importante observação e avaliação, uma vez que o déficit motor e funcional da ELA acarreta em níveis elevados de limitações motoras e restrições de participação. Embora se observe um aumento no quantitativo de publicações referentes a ELA e a grande campanha de conscientização e informação acerca da condição, ainda é comum que fisioterapeutas sintam dificuldade em traçar planos de tratamento adequados, em virtude da grande variabilidade clínica e da individualidade de progressão dos portadores. As metas desta tese de doutorado incluem um estudo longitudinal do tipo coorte que observe a longo prazo os sintomas motores de indivíduos com ELA, uma diretriz clínica que aponte as melhores intervenções para tratamento de sintomas motores na ELA, uma revisão sistemática com vistas a fornecer evidência clara acerca dos métodos/técnicas de fisioterapia motora mais eficazes e a viabilização de educação em saúde sobre ELA a partir diversos recursos.

Externo à Instituição - ANTONIO JOSÉ SARMENTO DA NÓBREGA
Interna - 3885543 - SAIONARA MARIA AIRES DA CAMARA
Presidente - 2319151 - TATIANA SOUZA RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 20/04/2022 09:28