Banca de QUALIFICAÇÃO: JAIANA XAVIER SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAIANA XAVIER SANTOS
DATA : 21/03/2022
HORA: 14:30
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

Efeitos imediatos da aplicação da versão domiciliar do jogo sério VirtualTer na usabilidade e motivação intrínseca de idosos saudáveis. 


PALAVRAS-CHAVES:

Envelhecimento, Equilíbrio Postural, Exergames, Realidade Virtual


PÁGINAS: 55
RESUMO:

Objetivo: Analisar os efeitos imediatos da aplicação da versão domiciliar do jogo sério VirtualTer na usabilidade e motivação intrínseca de idosos saudáveis. Método: Trata-se de um estudo descritivo e transversal, com uma amostra de 25 idosos saudáveis recrutados de forma não probabilística e por conveniência. Foi utilizada versão domiciliar do jogo sério VirtualTer, desenvolvido para a reabilitação do equilíbrio postural de idosos e que contou com a execução das etapas dos desafios (floresta, montanha e deserto), envolvendo o alcance lateral de tronco, onde o idoso deveria realizar o alcance lateral com maior inclinação do tronco e capturar os pacotes de energia que apareciam em diferentes posicionamentos. O jogo foi executado por meio do uso de notebook e a interface usada para a captura dos movimentos foi o PoseNet, um software de reconhecimento de pose via webcam. O jogo foi aplicado no ambiente domiciliar, e cada idoso executou o jogo três vezes. Foi realizada uma avaliação contendo: análise dos dados sociodemográficos, Short Physical Performance Battery (SPPB); International Physical Activity Questionnaire (IPAQ); Escala de Avaliação de Incapacidade WHODAS 2.0. Após a aplicação do jogo, os idosos responderam aos questionários: Inventário de Motivação Intrínseca (IMI) e a System Usability Scale (SUS). Resultados esperados: Espera-se encontrar uma boa usabilidade da aplicação do jogo no ambiente domiciliar e que os idosos se sintam motivados com o uso dessa ferramenta tecnologia inovadora na reabilitação domiciliar gerontológica. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2374822 - FABRICIA AZEVEDO DA COSTA CAVALCANTI
Externo ao Programa - 1763991 - RUMMENIGGE RUDSON DANTAS
Externa à Instituição - THAIANA BARBOSA FERREIRA PACHECO
Notícia cadastrada em: 09/03/2022 16:56
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa23-producao.info.ufrn.br.sigaa23-producao