PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSELENE FERREIRA DE ALENCAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSELENE FERREIRA DE ALENCAR
DATA : 10/03/2022
HORA: 13:15
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

IMPLEMENTAÇÃO DO MY ABILITIES FIRSTNO PROCESSO DO CUIDADO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA


PALAVRAS-CHAVES:

??


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Introdução: A educação em saúde tem importante papel na participação social de crianças e adolescentes com deficiência, levando a resultados positivos em situações da vida real. Nesta perspectiva, a ferramenta educacional “My Abilities First”, fundamentada na educação em saúde, na valorização da inclusão social e na participação efetiva da pessoa com deficiência, propõe uma modelagem de atitudes positivas, centrada no que a pessoa com deficiência é capaz de fazer. Objetivo: Implementar a ferramenta educacional “My Abilities First” e analisar o impacto entre os profissionais, crianças e adolescentes com deficiência motora e seus responsáveis, envolvidos em serviços públicos. Metodologia: O design do estudo combinará elementos de um ensaio pragmático e modelo mixed-methods. Os participantes voluntários serão fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, crianças e adolescentes com deficiência motora e seus responsáveis diretos, assistidos por estes profissionais. O estudo será realizado de forma híbrida (presencial e online) e envolverá Centros Especializados em Reabilitação (CER) da pessoa com deficiência do estado do Rio Grande do Norte. Os participantes serão capacitados com a ferramenta educacional “My Abilities First”; como instrumentos de coleta de dados, serão utilizados: (1) questionário sociodemográfico, (2) entrevistas semi-estruturadas que serão aplicadas no pré e pós intervenções, (3) instrumentos para análise de propensão a mudanças dos profissionais, (4) questionário de satisfação para usuários e (5) grupos focais. Resultados esperados: caracterização dos voluntários do estudo; capacitação de profissionais e de usuários com a ferramenta educacional “My Abilities First”; empoderamento, em atitudes positivas em saúde, da pessoa com deficiência e dos seus responsáveis; comparar níveis de propensão a mudanças com relação ao uso da ferramenta “My Abilities First” e do uso da linguagem positiva em saúde, por profissionais e usuários dos serviços de saúde; apreender novos conhecimentos para melhorar futuras intervenções, funcionalidade e a participação social da pessoa com deficiência.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2179208 - ANA RAQUEL RODRIGUES LINDQUIST
Externo à Instituição - ROCÍO PALOMO CARRIÓN - UC
Externa à Instituição - EGMAR LONGO HULL - UFPB
Notícia cadastrada em: 08/03/2022 14:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao