PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA DE MELO CÂNDIDO

DISCENTE : AMANDA DE MELO CÂNDIDO
DATA : 16/09/2021
LOCAL: video conferencia

Reabilitação motora para crianças e jovens com distrofia muscular: Protocolo de revisão de escopo

Distrofia muscular, intervenção motora, fisioterapia, pediatria, revisão de escopo.

As distrofias musculares são um grupo de doenças caracterizadas por fraqueza muscular progressiva, de origem genética que leva a ausência ou formação inadequada de proteínas essenciais das células musculares. Apesar de raras, quando combinadas apresentam prevalência e incidência consideráveis. Embora estudos demonstrem evoluções terapêuticas, com novas abordagens, ainda é possível observar a carência de artigos, diretrizes, ensaios clínicos e revisões sistemáticas acerca das intervenções motoras em crianças e jovens com distrofia muscular. Objetivo: identificar as intervenções com foco na reabilitação motora, em crianças e jovens portadores de distrofia muscular. Metodologia: A elaboração do protocolo seguiu as orientações do pelo Joanna Briggs Institute, de acordo com a seguinte estrutura: (1) identificação da questão de pesquisa, (2) critérios de inclusão, (3) identificação de estudos relevantes, (4) seleção de estudos, (5) mapeamento dos dados e (6) comparação, resumo e relato dos resultados. Para garantir a confiabilidade entre avaliadores, 20% da amostra foi revisada de forma independente e comparada pelos dois membros da equipe. Resultados parciais: foram encontrados 11.009 artigos nas bases de dados, restando 15 para extração dos dados.

Presidente - 2179208 - ANA RAQUEL RODRIGUES LINDQUIST
Externa ao Programa - 1785163 - CAROLINA DANIEL DE LIMA ALVAREZ