Banca de DEFESA: GENTIL GOMES DA FONSECA FILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GENTIL GOMES DA FONSECA FILHO
DATA : 24/09/2021
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

 

AMAR  - Aplicativo de Monitoramento, Acompanhamento e Rastreio do desenvolvimento infantil - Um estudo de desenvolvimento e validade do conteúdo.



PALAVRAS-CHAVES:

Desenvolvimento infantil, telemedicina,criança


PÁGINAS: 87
RESUMO:

Introdução: No Brasil o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento é uma das estratégias preconizadas, pelo Ministério da Saúde,  para garantir o desenvolvimento infantil de forma adequada para todas as crianças brasileiras, no entanto, muitas vezes este processo não é realizado de maneira eficaz.Em alguns países, estratégias de inovações tecnológicas estão sendo uma alternativa para favorecer o cuidado destas crianças de forma colaborativa entre a família e os profissionais de saúde. Objetivo: Desenvolver um sofware versão web e mobile e testar a sua validade conteúdo para acompanhar o crescimento e desenvolvimento infantil. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório, utilizando métodos mistos com abordagem quantitativa e qualitativa de desenvolvimento de software baseando-se no processo metodológico chamado design de interação participativo composto por 4 etapas.  Identificação das necessidades do usuário; projeto de design da solução; Construção de um protótipo funcional e a avaliação. Para avaliação foi realizado o teste de validade de conteúdo por profissionais da saúde que realizam o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil e por familiares.Através do preenchimento de um formulário com perguntas quantitativas e qualitativas após analisarem as telas do software na versão mobile e na versão web. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont sob CAAE 48108021000000129, conforme a resolução 466/12.Resultados: Na 1° etapa foram identificadas as necessidades apontadas na literatura e discutidas em equipe composta por design, desenvolvedores de sistemas e fisioterapeutas. Em seguida, o AMAR- Aplicativo de monitoramento, avaliação e rastreio para o desenvolvimento passou a ser desenvolvido através de reuniões para refinamento do sistema, até chegar ao modelo para avaliação dos usuários. O sistema foi desenvolvido através de um front end com um design responsivo e o back end escrito em JavaScript sendo o responsável pela comunicação das duas aplicações: Mobile e Web. Para o armazenamento e gerenciamento dos dados foi utilizado o PostgreSQL na versão 12.5. Também foi criada uma Application Programming Interface (API) utilizando o Django Rest Framework versão 3.12.4 para permitir a comunicação entre todas as partes do sistema. Ao ser avaliado por 10 profissionais de saúde e por 10 famílias, a validade de conteúdo obteve um Ìndice de Validade de Contéudo maior do que 80% em todas as questões. Conclusão: O AMAR se mostrou com boa confiabilidade para o seu objetivo que é favorecer o acompanhamento entre famílias e profissionais de saúde no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. O próximo passo é implementá-lo para que possamos compreender se esta prática colaborativa irá favorecer o rastreio de alterações no desenvolvimento.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ABNER CARDOSO RODRIGUES NETO - ISD
Presidente - 2179208 - ANA RAQUEL RODRIGUES LINDQUIST
Externa ao Programa - 1885001 - ANNA GISELLE CAMARA DANTAS RIBEIRO RODRIGUES
Externa à Instituição - CAMILA ROCHA SIMÃO - ISD
Externa ao Programa - 1160736 - CLAUDIA RODRIGUES SOUZA MAIA
Notícia cadastrada em: 24/08/2021 15:37
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa22-producao.info.ufrn.br.sigaa22-producao