Banca de QUALIFICAÇÃO: INGRID MARTINS DE FRANÇA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : INGRID MARTINS DE FRANÇA
DATA : 20/12/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Parecer
TÍTULO:

EFEITOS DA ISQUEMIA PRÉ-CONDICIONANTE NO DESEMPENHO FUNCIONAL E  ISOCINÉTICO DE MEMBROS INFERIORES EM JOGADORES DE FUTEBOL UNIVERSITÁRIOS: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO, PLACEBO CONTROLADO E DUPLO-CEGO.


PALAVRAS-CHAVES:

Iquemia pré-condiciontante, desempenho funcional, desempenho neuromuscular


PÁGINAS: 20
RESUMO:

Introdução: A isquemia pré-condicionante (IPC) vem sendo utilizado para melhorar o desempenho de forma aguda, porém os efeitos da IPC sobre jogadores de futebol ainda são escassos e pouco se sabe também sobre a sua influência na avaliação isocinética e seus efeitos crônicos. Objetivos: analisar se a isquemia pré-condicionante melhora o desempenho funcional e isocinético em jogadores de futebol universitários da cidade de Natal/RN. Métodos: Participarão do estudo jogadores de futebol universitários com idade entre 18 e 35 anos. Os voluntários serão alocados de forma randomizada no grupo IPC ou no grupo placebo. O grupo IPC será submetido a quatro ciclos com períodos de cinco minutos isquemia (pressão oclusão total da artéria tibial posterior) intercalados com cinco minutos de reperfusão (pressão de oclusão = 0 mmHg). O grupo placebo será submetido ao mesmo protocolo, porém durante o período de isquemia será aplicada uma pressão mínima (10mmHg). Serão avaliadas como medidas, os desfechos: função muscular pela contração isométrica voluntária máxima (CIVM) (pico de torque e taxa de desenvolvimento de força), desempenho isocinético concêntrico de flexores e extensores do joelho com duas velocidades, 60º/s (cinco repetições) e 240°/s (30 repetições) e desempenho funcional pelo side hop test, shuttle run test,. Resultados esperados: Espera-se que os resultados deste estudo apontem a IPC melhore o desempenho funcional e isocinético em jogadores de futebol universitários.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BRUNO MOREIRA SILVA
Externo à Instituição - GABRIEL RODRIGUES NETO - FACENE
Presidente - 2566849 - WOUBER HÉRICKSON DE BRITO VIEIRA
Notícia cadastrada em: 04/12/2019 14:35
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa19-producao.info.ufrn.br.sigaa19-producao