ESTIMULAÇÃO CEREBRAL VIBROACÚSTICA BINAURAL NA REABILITAÇÃO DA MARCHA DE PACIENTES COM PARKINSON
D
Doença de Parkinson, Marcha, Eletroencefalografia, Estimulação Acústica, Reabilitação Neurológica.
RESUMO
Este trabalho consiste em um estudo transversal do ensaio clínico, randomizado, controlado, duplo cego, baseado nas recomendações do CONSORT que visa confirmar a hipótese de que o uso da estimulação cerebral vibro-acústica binaural associada ao treino na esteira favorece maior desempenho da marcha do indivíduo com Parkinson que o treino de esteira isolado. A referida pesquisa está em andamento e acontece na Unidade de Reabilitação Funcional do Hospital Universitário Onofre Lopes – UFRN. A população é constituída de pessoas com diagnóstico de Parkinson inscritos na Unidade Funcional de Reabilitação e no Ambulatório de Neurologia do HUOL, na cidade do Natal/RN. A amostra será composta por um n 18 pacientes, de ambos os sexos e idades entre 55 e 75 anos, calculados por meio de fórmula estatística.
A importância desta pesquisa se dá por haver poucos estudos sobre ECVAB na reabilitação de funções motoras; por sugerir um novo protocolo de tratamento para o Parkinson financeiramente acessível, com evidência científica, e de fácil aplicabilidade clínica caso verifique mudanças no desempenho da marcha dos sujeitos estudados. Tem por objetivo, portanto, verificar os efeitos da ECVAB no desempenho da marcha de sujeitos com doença de Parkinson. Para isto comparará critérios relacionados à marcha do grupo experimental aos do grupo placebo antes e depois das terapias.
A coleta dos dados está em andamento e a análise parcial estará concluída em dezembro do corrente ano, data em que já estarão disponíveis os resultados referentes ao referido estudo transversal.