Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILLA RIQUE FURTADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PRISCILLA RIQUE FURTADO
DATA : 29/11/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do departamento de fisioterapia
TÍTULO:

EFEITOS DE UM PROTOCOLO DE EXERCÍCIOS NA DOR LOMBAR EM PILOTOS DE CAÇA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA


PALAVRAS-CHAVES:

Terapia por exercício; dinamômetro de força muscular; dor nas costas; fatores de risco, imagem por ressonância magnética.


PÁGINAS: 62
RESUMO:

Introdução: A lombalgia é um distúrbio recorrente entre pilotos militares e pode gerar incômodo e desconcentração, pedidos de abstenção de voo, receio nos aviadores quanto ao seu futuro e prejuízos econômicos ao país. Quanto às evidências clínicas para intervenções, a literatura carece de mais estudos experimentais sobre os seus reais benefícios, deixando um enorme campo a ser explorado em futuras pesquisas.  Objetivo: analisar os efeitos crônicos de um protocolo de exercícios sobre a dor lombar em pilotos de caça da Força Aérea Brasileira. Materiais e métodos: trata-se de um ensaio clínico quase experimental, em que foi aplicado um protocolo de exercícios de mobilidade, força e resistência lombar. Os sujeitos do estudo foram 14 pilotos, instrutores de caça e distribuídos por conveniência em dois grupos com 7 integrantes cada: grupo quase experimental (GE), que participaram de um programa de exercícios, duas vezes na semana, durante 12 semanas e o grupo controle (GC), que recebeu explicação e demonstração dos mesmos exercícios através de uma cartilha e aula demonstrativa. O programa de exercícios foi realizado na ALA 10 (Base Aérea de Natal), e as avaliações no Laboratório de Análise da Performance Neuromuscular da UFRN.  Os dados coletados incluíram uma ficha de avaliação com dados pessoais, antropométricos, informações sobre ocupação, histórico de saúde, padrão de exercício físico e informações sobre a dor, quantificando pela Escala Visual Analógica de Dor (EVA). Além disso, foi realizada uma avaliação da postura dos sujeitos, da amplitude de movimento da coluna lombar, da força e resistência dos músculos do tronco, além de exames de ressonância magnética da coluna. Também foram administrados os questionários de Oswestry para avaliar função lombar e o Questionário Nórdico para avaliar alterações musculoesqueléticas. O nível de significância adotado para os testes foi 5% (P<0.05).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149610 - JAMILSON SIMOES BRASILEIRO
Interno - 1460020 - ALVARO CAMPOS CAVALCANTI MACIEL
Externo ao Programa - 2173436 - TULIO OLIVEIRA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 22/11/2019 10:23
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao