ANÁLISE DE COERÊNCIA DA ATIVAÇÃO CORTICAL DE PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL SUBMETIDOS A REABILITAÇÃO COM REALIDADE VIRTUAL
Palavras-chave: Acidente Vascular Cerebral, aprendizagem motora, eletroencefalografia, terapia de exposição à realidade virtual.
As disfunções motoras decorrentes do Acidente Vascular Cerebral (AVC), sobretudo as que envolvem o membro superior, comprometem a aprendizagem motora dos pacientes. O objetivo desse estudo foi investigar, por meio da análise de coerência, a atividade cerebral de áreas relacionadas à aprendizagem motora nos pacientes com AVC crônico. A amostra foi constituída por 12 pacientes, de ambos os sexos e com idade média de 55 anos, sendo 6 com lesão cerebral esquerda e 6 com lesão cerebral direita, igualmente distribuídos nos grupos experimental (GE) e controle (GC). Os pacientes do GE foram submetidos à reabilitação através de um protocolo com jogo de realidade virtual e os do GC por meio de fisioterapia convencional. Esses dados foram analisados pela captação de EEG durante a realização da avaliação e da reavaliação, que foram intercaladas por um período de intervenção de 12 sessões, 3 vezes por semana, durante 45 minutos. Os dados foram processados por meio de análise de coerência entre os canais frontais e parietais, nas bandas de frequência Alfa e Beta e a análise estatística foi feita pela ANOVA. A partir dos resultados será observado o comportamento neural após treino específico e a sua repercussão na aprendizagem motora, por meio da interação das áreas cerebrais relacionadas a esse processo e da modificação dos ritmos neurais.