PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de DEFESA: HELOISA MARIA JACOME DE SOUSA BRITTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELOISA MARIA JACOME DE SOUSA BRITTO
DATA : 14/12/2018
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE AULA 8
TÍTULO:

ASPECTOS CONTEXTUAIS ASSOCIADOS À MOBILIDADE E ESPAÇO DE VIDA EM IDOSOS COMUNITÁRIOS: REVISÃO SISTEMÁTICA E RESULTADOS DO ESTUDO IMIAS (The International Mobility in Aging Study)



PALAVRAS-CHAVES:

 Idoso, mobilidade no espaço de vida; aspectos contextuais, CIF.


PÁGINAS: 167
RESUMO:

Introdução: Mobilidade em idosos é a capacidade de mover-se desde ambientes domiciliares até além da comunidade onde vivem. A preservação da mobilidade é considerada fundamental para o envelhecimento ativo, sendo intimamente ligada ao estado de saúde e à qualidade de vida. A restrição de Mobilidade no Espaço de Vida (MEV) de idosos comunitários pode predizer a necessidade de cuidados de saúde no futuro. Fatores contextuais como, história de vida, aspectos sociais, ambientais e pessoais, são considerados determinantes para a manutenção do espaço de vida em idosos.
Objetivos: Conhecer por meio de uma revisão sistemática os aspectos contextuais que interferem ou modificam a MEV, e identificar as associações entre Life-Space Assessment (LSA) e as adversidades do curso da vida de idosos em cinco populações com diferentes contextos epidemiológicos.
Métodos: Uma revisão sistemática foi realizada de acordo com o protocolo PROSPERO, publicado anteriormente. Um estudo transversal aninhado a uma coorte, foi realizado com uma amostra de 1995 idosos residentes em 5 locais distintos (Kingston e Saint Hyacinthe no Canadá, Tirana na Albânia, Manizales na Colômbia e Natal-RN no Brasil). A avaliação da mobilidade no espaço de vida (LSA) foi analisada por meio de análise multivariada (regressão linear múltipla), sendo ajustadas por variáveis de saúde física, mental, suporte social e adversidades no curso da vida.
Resultados: A revisão sistemática identificou 3484 estudos, apenas 41 foram considerados pelos critérios de inclusão, e classificados com melhor qualidade metodológica. A literatura destaca associações entre mobilidade no espaço de vida e fatores contextuais ambientais (produtos/ tecnologia e características físicas do ambiente) e pessoais (características sociodemográficas, experiencia de vida, características psicológicas individuais, percepção de saúde e qualidade de vida e índice de mortalidade). O estudo transversal identificou que a mobilidade no espaço de vida foi significantemente relacionada a aspectos contextuais, como: suporte social (β.= 0,041; p= 0,035), barreiras comunitárias (β.= -0,128; p= 0,0001), percepção de segurança (β.= 0,093; p= 0,0001) e capital social (β.= 0,045; p = 0,026). Além disso, destacamos que o escore total do LSA está inversamente relacionado a adversidades na vida adulta (β.= -0,114; p= 0,0001) e diretamente relacionada a adversidades na velhice  (β.= 0,073; p= 0,001), mas não houve associação com adversidades na infância (adversidade econômica: p= 0,607 e adversidade social: p= 0,899).
Conclusão: Baixos índices de mobilidade no espaço de vida estão relacionados com fatores contextuais ambientais e pessoais. Identificamos que a mobilidade no espaço de vida é influenciada por adversidades na vida adulta e velhice, mas não por adversidades na infância. Fatores contextuais positivos como suporte social e ambiente favorável, assim como adversidades na velhice (renda insuficiente e viver sozinho), podem ser aspectos motivadores de melhor mobilidade no espaço de vida. As adversidades no curso da vida adulta como baixa escolaridade e ocupação manual semiqualificada são preditores de restrição de mobilidade em idosos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350637 - RICARDO OLIVEIRA GUERRA
Interno - 2090691 - JULIANA MARIA GAZZOLA
Interno - 350635 - TANIA FERNANDES CAMPOS
Externo à Instituição - ARMELE DE FATIMA DORNELAS DE ANDRADE - UFPE
Externo à Instituição - ETIENE OLIVEIRA DA SILVA FITTIPALDI - UFPE
Notícia cadastrada em: 06/12/2018 09:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao