Banca de DEFESA: RAQUEL EMANUELE DE FRANCA MENDES ALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAQUEL EMANUELE DE FRANCA MENDES ALVES
DATA : 26/07/2018
HORA: 14:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPTO DE FISIOTERAPIA
TÍTULO:

PEDSQLTM ASTHMA MODULE – SHORT FORM 22: tradução, adaptação transcultural e avaliação de indicadores psicométricos da versão brasileira.



PALAVRAS-CHAVES:

Adolescente, Asma, Criança, Estudos de Validação, Psicometria, Qualidade de vida.


PÁGINAS: 153
RESUMO:

Introdução: Na população pediátrica asmática os instrumentos validados para avaliar a qualidade de vida relacionada a saúde (QVRS) são escassos e pouco disponíveis em outras línguas além do inglês. Objetivo: Traduzir, adaptar transculturalmente e analisar os indicadores psicométriocs do instrumento PedsQLTM Asthma Module – Short Form 22 para crianças e adolescentes brasileiros com asma. Materiais e método: Estudo metodológico exploratório realizado em duas fases (Validação Linguística e Análise dos Indicadores Psicométricos) cujo planejamento e execução das etapas seguiram as diretrizes metodológicas estabelecidas pelo Mapi Research Institute e pelos protocolos internacionais comumente utilizados. A amostra foi composta por 204 participantes. A versão brasileira foi aplicada em 91 pacientes com asma (5 a 18 anos), bem como em seus pais/responsáveis e pais/responsáveis de pacientes com asma com idade entre 2 a 4 anos, totalizando 113 pais/responsáveis. Para tanto, foram realizadas avaliação da condição socioeconômica (ABEP); avaliação do controle clínico, por meio do Childhood Asthma Control Test (c-ACT), Asthma Control Test (ACT); avaliação da qualidade de vida, por meio do Pediatric Asthma Quality of Life Questionnaire (PAQLQ) e teste de função pulmonar (espirometria). Foram investigadas a validade de conteúdo, de construto e confiabilidade. Resultados: A análise de concordância realizada pelo comitê multiprofissional de especialista observou que todos os itens do questionário se apresentaram claros e compressíveis (concordância variando entre 0,78 e 1,00). Da mesma forma, durante o procedimento do pré-teste (n=57), nenhum participante apresentou dificuldades de compreensão (concordância acima de 0,90). Os valores de alfa de Cronbach situaram-se entre 0,61 e 0,87 para as dimensões asma e tratamento de todas as versões, demostrando consistência interna adequada. A validade de construto foi analisada pela técnica grupos conhecidos, baseado no controle da asma segundo a classificação da GINA. Foi observado que na versão destinada aos pacientes, aqueles com asma controlada relataram escores de QVRS significativamente mais elevados do que aqueles com asma descontrolada na dimensão asma e nas versões destinadas aos pais/responsáveis está significância foi observada entre os pacientes com asma parcialmente controlada e asma descontrolada. Conclusão: A versão curta brasileira do PedsQLTM Asthma Module encontra-se traduzido e adaptado transculturalmente para a população pediátrica. Esta demonstrou ser capaz de fornecer medidas válidas e confiáveis na avaliação da QVRS crianças e adolescentes com asma.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BRENDA NAZARÉ GOMES ANDRIOLO - UEPA
Externo à Instituição - HELOISA KARMELINA CARVALHO DE SOUSA - FATERN
Externo ao Programa - 1323908 - JOAO CARLOS ALCHIERI
Presidente - 2291421 - KARLA MORGANNA PEREIRA PINTO DE MENDONCA
Interno - 350637 - RICARDO OLIVEIRA GUERRA
Notícia cadastrada em: 20/06/2018 13:59
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao