Banca de QUALIFICAÇÃO: HELOISA MARIA JACOME DE SOUSA BRITTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELOISA MARIA JACOME DE SOUSA BRITTO
DATA : 23/04/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do Departamento de Fisioterapia
TÍTULO:

ASPECTOS CONTEXTUAIS ASSOCIADOS À MOBILIDADE E ESPAÇO DE VIDA EM IDOSOS COMUNITÁRIOS: REVISÃO SISTEMÁTICA E RESULTADOS DO ESTUDO IMIAS


PALAVRAS-CHAVES:

Mobilidade no espaço de vida; aspectos contextuais, idoso.


PÁGINAS: 134
RESUMO:

Introdução: A restrição de Mobilidade no Espaço de Vida (MEV) de idosos comunitários pode predizer a necessidade de cuidados de saúde futuros. Os aspectos contextuais representam o histórico completo da vida de um indivíduo: questões sociais, ambientais e pessoais. Pensando em saúde de forma ampliada, faz-se necessário entender como o contexto no qual o idoso vive interfere em sua mobilidade no espaço de vida.

 Objetivos: Identificar quais são os aspectos contextuais ambientais e pessoais que interferem ou modificam a mobilidade no espaço de vida de idosos comunitários. Conhecer por meio de uma revisão de literatura os aspectos contextuais que interferem ou modificam a MEV. E identificar as associações entre Life-Space Assessment (LSA) e adversidade do curso da vida de idosos em cinco populações com características sociais, econômicas e culturais diferentes.

Métodos: Estudo observacional de caráter transversal. Foram avaliadas 2000 idosos residentes em 5 locais distintos (Kingston e Saint Hyacinthe no Canadá, Tirana na Albânia, Manizales na Colômbia e Natal no Brasil), por meio do LSA, instrumento para aspectos sociodemográficos, saúde e performance física, características da vizinhança, adversidades no curso da vida e suportes social. A análise dos dados foi realizada por meio do programa estatístico SPSS 20.0 (Statistical Package for the Social Science) considerando o nível de significância de 5%. Foi realizada uma regressão linear múltipla pra possíveis associações. Em paralelo à realização deste estudo foi desenvolvida uma revisão sistemática seguindo protocolo PROSPERO no. CRD42017064552.

Resultados Esperados: Espera-se com esse estudo ampliar o conhecimento acerca dos fatores contextuais que interferem na mobilidade no espaço de vida da população idosa que vive na comunidade, para que a abordagem contextual possa ser utilizada com mais apropriação por todos os profissionais de saúde que trabalham com essa população.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DIANA AMÉLIA DE FREITAS - UNIFACEX
Presidente - 350637 - RICARDO OLIVEIRA GUERRA
Interno - 350635 - TANIA FERNANDES CAMPOS
Notícia cadastrada em: 09/04/2018 15:00
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao