ASPECTOS CONTEXTUAIS ASSOCIADOS À MOBILIDADE E ESPAÇO DE VIDA EM IDOSOS COMUNITÁRIOS: REVISÃO SISTEMÁTICA E RESULTADOS DO ESTUDO IMIAS
Mobilidade no espaço de vida; aspectos contextuais, idoso.
Introdução: A restrição de Mobilidade no Espaço de Vida (MEV) de idosos comunitários pode predizer a necessidade de cuidados de saúde futuros. Os aspectos contextuais representam o histórico completo da vida de um indivíduo: questões sociais, ambientais e pessoais. Pensando em saúde de forma ampliada, faz-se necessário entender como o contexto no qual o idoso vive interfere em sua mobilidade no espaço de vida.
Objetivos: Identificar quais são os aspectos contextuais ambientais e pessoais que interferem ou modificam a mobilidade no espaço de vida de idosos comunitários. Conhecer por meio de uma revisão de literatura os aspectos contextuais que interferem ou modificam a MEV. E identificar as associações entre Life-Space Assessment (LSA) e adversidade do curso da vida de idosos em cinco populações com características sociais, econômicas e culturais diferentes.
Métodos: Estudo observacional de caráter transversal. Foram avaliadas 2000 idosos residentes em 5 locais distintos (Kingston e Saint Hyacinthe no Canadá, Tirana na Albânia, Manizales na Colômbia e Natal no Brasil), por meio do LSA, instrumento para aspectos sociodemográficos, saúde e performance física, características da vizinhança, adversidades no curso da vida e suportes social. A análise dos dados foi realizada por meio do programa estatístico SPSS 20.0 (Statistical Package for the Social Science) considerando o nível de significância de 5%. Foi realizada uma regressão linear múltipla pra possíveis associações. Em paralelo à realização deste estudo foi desenvolvida uma revisão sistemática seguindo protocolo PROSPERO no. CRD42017064552.
Resultados Esperados: Espera-se com esse estudo ampliar o conhecimento acerca dos fatores contextuais que interferem na mobilidade no espaço de vida da população idosa que vive na comunidade, para que a abordagem contextual possa ser utilizada com mais apropriação por todos os profissionais de saúde que trabalham com essa população.