PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de DEFESA: ISABELLE ANANDA OLIVEIRA REGO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABELLE ANANDA OLIVEIRA REGO
DATA : 01/03/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 08 do Departamento de Fisioterapia
TÍTULO:

ANÁLISE DA ATIVAÇÃO CORTICAL DURANTE TAREFAS MOTORAS REALIZADA EM AMBIENTE VIRTUAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE GÊNERO


PALAVRAS-CHAVES:

Terapia de Exposição à Realidade Virtual, EEG, Fisioterapia.


PÁGINAS: 61
RESUMO:

Introdução: Embora existam muitas semelhanças na estrutura e função cerebral, em homens e mulheres saudáveis, há diferenças importantes que distinguem o cérebro masculino do feminino, levando a distintas respostas cerebrais neuroelétricas. Na atualidade, uma das técnicas que tem permitido o monitoramento do cérebro em atividade é a eletroencefalografia, a partir de interfaces não-invasivas e wireless. Desse modo, torna-se possível compreender o processo de ativação cerebral, diante de uma tarefa motora baseada em realidade virtual, sendo esse um recurso terapêutico cada vez mais utilizado. Objetivo: Investigar a influência de uma tarefa motora, realizada em ambiente virtual, sobre a atividade cerebral de homens e mulheres, jovens saudáveis. Metodologia: Trata-se de um estudo comparativo, envolvendo 30 indivíduos, sendo 15 mulheres (A) e 15 homens (B). Após passarem por uma avaliação fisioterapêutica e do estado cognitivo, por meio do Mini Exame de Estado Mental, os grupos foram submetidos a uma sessão (20 minutos) com cinco jogos de equilíbrio, em realidade virtual (RV), durante a qual foi realizada a gravação da atividade eletroencefálica por meio do Emotiv Epoc, para avaliação da atividade cortical. Resultados: Nos jogos Penguim Slide, Soccer Heading e Table Tilt as médias do potencial de ativação, em todos os canais, foram maiores no grupo dos homens. No jogo Balance Bubble as mulheres apresentaram maior ativação. Já no jogo Tight Rope, homens e mulheres apresentaram padrão de ativação cerebral semelhante. Conclusão: verificou-se que a realidade virtual, em situações de exposição imediata, é capaz de levar a uma ativação cerebral diferente de acordo com o jogo escolhido.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2212151 - ELIZABEL DE SOUZA RAMALHO VIANA
Presidente - 2374822 - FABRICIA AZEVEDO DA COSTA CAVALCANTI
Externo à Instituição - KLIGER KISSINGER FERNANDES ROCHA - Estácio
Notícia cadastrada em: 19/02/2018 16:41
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