COMPARAÇÃO DO PADRÃO CORPORAL NA PREPARAÇÃO E EXECUÇÃO DOS JOGOS DE DARDOS REAL E VIRTUAL EM PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
Acidente Vascular Cerebral, Análise de Vídeo; Terapia de Exposição à Realidade Virtual.
Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) tem se apresentado com grande incidência, ocupando na atualidade o segundo lugar em mortalidade. Grande parte dos sobreviventes apresentam relevantes limitações funcionais nos membros superiores, mesmo após um programa de reabilitação intenso e prolongado. Diante deste quadro, a realidade virtual vem sendo cada vez mais utilizada na Neurorreabilitação, porém as evidências sobre a influência desse treinamento sobre o padrão corporal dos pacientes acometidos pelo AVC ainda são escassas. Objetivo: Comparar o padrão corporal na preparação e execução dos jogos de dados real e virtual em pacientes com AVC. Metodologia: A amostra foi composta por 8 indivíduos hemiparéticos, com idade entre 42-62 anos e tempo de lesão de seis meses a três anos. O jogo de dardos virtual foi realizado no XBOX 360 Kinect e o real no jogo de dado profissional, onde os participantes realizaram 15 tentativas de cada jogo. Durante a preparação e execução dos jogos, os pacientes foram filmados e análise cinemática do membro superior e tronco foi realizada pelo Software Kinovea. A análise estatística foi realizada através do teste Qui-quadrado, a fim de realizar a comparação da frequência percentual de pacientes que realizaram a posição neutra, anterior e posterior da cabeça, ombro e tronco nos jogos virtual e real. Resultados: Houve uma predominância da anteriorização da cabeça em indivíduos com comprometimento do lado direito, na preparação e execução, em ambos os jogos. Entre os indivíduos com comprometimento do lado esquerdo o jogo virtual apresentou maiores valores para anteriorização da cabeça (p<0,001) e a cabeça na posição neutra (p<0,001), na preparação. Já na execução, a anteriorização da cabeça no jogo real foi superior (p<0,001) e o jogo virtual proporcionou mais posteriorização da cabeça (p < 0,001) e na posição neutra (p < 0,001). Ambos os jogos apresentaram um padrão de posteriorização do tronco e do ombro, para os indivíduos com comprometimento do lado direito e esquerdo, na preparação e um padrão anteriorizado dos mesmos na execução. Os resultados serão discutidos levando-se em consideração a decisão de incluir jogos de dardos real e virtual na neurorreabilitação de pacientes com AVC.