IMPACTO DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO PRÉ-NATAL NO EMPODERAMENTO DE MULHERES GRÁVIDAS
Gestação, parto, pré-natal, educação em saúde.
Introdução: A gravidez e o parto são eventos únicos na vida de uma mulher. Para que esses momentos sejam vividos em seus potenciais e tenham desfechos positivos, é importante que a gestante esteja empoderada do seu processo. Os programas multidisciplinares de educação pré-natal têm fundamental importância no fornecimento de informações acerca do ciclo gravídico-parto-puerperal, no fortalecimento da autonomia feminina e consequente empoderamento da mulher grávida. Objetivo: Analisar os impactos gerados por um programa de educação pré-natal no empoderamento de mulheres com relação a seus processos gestacionais e partos. Metodologia: Se trata de um estudo longitudinal, quase-experimental. As gestantes inscreveram-se voluntariamente no curso de educação pré-natal e foram avaliadas antes, após a intervenção e após o parto. Os dados foram coletados no Departamento de Fisioterapia da UFRN. Resultados: A amostra consistiu em 62 gestantes, com idade média de 30,39 ± 5,3 anos e idade gestacional 24,1 ± 5,8 semanas. Não houve resultados significantes com relação às variáveis empoderamento, medo do parto e medo da dor. Em situação de parto, 53,8% das puérperas relataram mal-estar e 100% das participantes relataram que o curso de educação pré-natal as ajudou a lidar com a dor do parto. Conclusão: O curso de educação pré-natal auxilia as gestantes a lidar melhor com a dor durante o processo de parturição.