Banca de DEFESA: CAROLINA BEZERRA COE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINA BEZERRA COE
DATA : 23/02/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 01 do Departamento de Fisioterapia
TÍTULO:

IMPACTO DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO PRÉ-NATAL NO EMPODERAMENTO DE MULHERES GRÁVIDAS



PALAVRAS-CHAVES:

Gestação, parto, pré-natal, educação em saúde.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

Introdução: A gravidez e o parto são eventos únicos na vida de uma mulher. Para que esses momentos sejam vividos em seus potenciais e tenham desfechos positivos, é importante que a gestante esteja empoderada do seu processo. Os programas multidisciplinares de educação pré-natal têm fundamental importância no fornecimento de informações acerca do ciclo gravídico-parto-puerperal, no fortalecimento da autonomia feminina e consequente empoderamento da mulher grávida. Objetivo: Analisar os impactos gerados por um programa de educação pré-natal no empoderamento de mulheres com relação a seus processos gestacionais e partos. Metodologia: Se trata de um estudo longitudinal, quase-experimental. As gestantes inscreveram-se voluntariamente no curso de educação pré-natal e foram avaliadas antes, após a intervenção e após o parto. Os dados foram coletados no Departamento de Fisioterapia da UFRN. Resultados: A amostra consistiu em 62 gestantes, com idade média de 30,39 ± 5,3 anos e idade gestacional 24,1 ± 5,8 semanas. Não houve resultados significantes com relação às variáveis empoderamento, medo do parto e medo da dor. Em situação de parto, 53,8% das puérperas relataram mal-estar e 100% das participantes relataram que o curso de educação pré-natal as ajudou a lidar com a dor do parto. Conclusão: O curso de educação pré-natal auxilia as gestantes a lidar melhor com a dor durante o processo de parturição.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2212151 - ELIZABEL DE SOUZA RAMALHO VIANA
Externo à Instituição - LAIANE SANTOS EUFRASIO - UFPI
Externo ao Programa - 4933786 - VANESSA PATRICIA SOARES DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 07/02/2018 17:04
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