IMPACTO DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO PRÉ-NATAL NO EMPODERAMENTO DE MULHERES GRÁVIDAS
Gestação, parto, pré-natal, educação em saúde.
Introdução: A gravidez e o parto são eventos únicos na vida de uma mulher. Para que esses momentos sejam vividos em seus potenciais e tenham desfechos positivos, é importante que a gestante esteja empoderada do seu processo. Os programas multidisciplinares de educação pré-natal têm fundamental importância no fornecimento de informações acerca do ciclo gravídico-parto-puerperal, no fortalecimento da autonomia feminina e consequente empoderamento da mulher grávida.
Objetivo: Analisar os impactos gerados por um programa de educação pré-natal no empoderamento de mulheres com relação a seus processos gestacionais e partos.
Metodologia: Se trata de um estudo longitudinal, quase-experimental. As gestantes inscrevem-se voluntariamente no curso de educação pré-natal e passam por uma série de avaliações antes, após a intervenção e após o parto. Os dados são coletados no Departamento de Fisioterapia da UFRN.
Resultados preliminares: As gestantes tinham uma idade média de 31,3 anos (±3,2), idade gestacional de 23 semanas (±4,6) e todas eram primíparas e viviam com seus companheiros. Quando avaliada a variável medo do parto, antes do curso de preparação pré-natal, 60% referiram sentir medo do parto e 40% não. Ao final do curso, o medo do parto subiu para 70%. No entanto, a variável medo da dor diminuiu de 40% para 10% após a intervenção, enquanto o medo de não ter suas vontades respeitadas subiu de 10% para 40%.