Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL EMANUELE DE FRANCA MENDES ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAQUEL EMANUELE DE FRANCA MENDES ALVES
DATA : 25/08/2017
HORA: 10:00
LOCAL: Departamento de Fisioterapia (Parecer)
TÍTULO:

PEDSQLTM ASTHMA MODULE – SHORT FORM 22: TRADUÇÃO, ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E AVALIAÇÃO PSICOMÉTRICA DA VERSÃO BRASILEIRA.


PALAVRAS-CHAVES:

Adolescente, Asma, Criança, Estudos de Validação, Psicometria, Qualidade de vida.


PÁGINAS: 153
RESUMO:

Introdução: A percepção e o relato da própria criança e do adolescente asmáticos sobre a qualidade de vida tem se demonstrado confiável e relevante para o manejo da doença. Na população pediátrica asmática os instrumentos validados para este desfecho são escassos e pouco disponíveis em outras línguas além do inglês. Objetivo: Traduzir, adaptar transculturalmente e analisar as propriedades psicométricas do instrumento PedsQLTM Asthma Module – Short Form 22 para crianças e adolescentes asmáticos brasileiros. Materias e método: Estudo metodológico exploratório que será dividido em duas fases: 1ª Fase - Validação Linguística através da tradução, retrotradução, revisão pelo comitê multiprofissional de especialistas e pré-teste; 2ª Fase - Análise das propriedades psicométricas através da aplicação do instrumento adaptado em uma amostra com idade compreendida entre 5 e 18 anos, bem como na aplicação do mesmo em uma amostra composta pelos pais/responsáveis de crianças e adolescentes com idade entre 2 a 18 anos, totalizando uma amostra mínima de 224 participantes. A amostra será recrutada de um hospital de referência no tratamento de asma no município de Natal. Serão realizadas avaliações: antropométrica, do controle clínico através do Asthma Control Test (ACT) e da qualidade de vida através do Paediatric Asthma Quality of Life Questionnaire (PAQLQ); e avaliação pulmonar através da espirometria. A análise dos dados será por meio do software SPSS 20.0, com nível de significância de 5%. O teste Kolmogorov-Smirnov verificará a normalidade dos dados. A análise da validade de conteúdo, será realizada pelo método de Porcentagem de Concordância. Para a validade de construto será realizada a análise fatorial. A confiabilidade teste/reteste será avaliada pelo coeficiente de correlação intraclasse; e a consistência interna através do coeficiente alfa de Cronbach. Os instrumentos e o teste de função pulmonar serão correlacionados através do teste de correlação de Pearson ou Spearman. Para comparar as médias dos escores dos domínios do instrumento entre as diferentes faixas etárias e entre o teste e reteste será utilizado o teste t-student pareado ou Wilcoxon. O ponto de corte será estabelecido através da curva de ROC. Resultados esperados: disponibilizar na língua Português/Brasil, um instrumento válido e confiável, para avaliar, sob a ótica das crianças, adolescentes e dos seus responsáveis, a qualidade de vida relacionada a saúde de pacientes asmáticos com idade entre 2 e 18 anos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1323908 - JOAO CARLOS ALCHIERI
Presidente - 2291421 - KARLA MORGANNA PEREIRA PINTO DE MENDONCA
Interno - 350637 - RICARDO OLIVEIRA GUERRA
Notícia cadastrada em: 24/07/2017 14:16
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao