Banca de QUALIFICAÇÃO: TACITO ZAILDO DE MORAIS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TACITO ZAILDO DE MORAIS SANTOS
DATA : 11/05/2017
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Fisioterapia
TÍTULO:

ANÁLISE BIOPSICOSSOCIAL DE BARREIRAS PARA O ACESSO E ADERÊNCIA A PROGRAMAS DE REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR NOS CONTEXTOS PÚBLICO E PRIVADO.


PALAVRAS-CHAVES:

Barreiras, reabilitação cardíaca, referência, aderência, acesso.


PÁGINAS: 44
RESUMO:

Introdução: Apesar de fortes recomendações de guidelines nacionais e internacionais para os programas de reabilitação cardiovascular, dados relativos à disponibilidade, utilização e possíveis barreiras para o acesso e aderência a esses programas ainda são conhecidos de forma incipiente para o cenário brasileiro. Objetivos: Analisar, descrever e comparar as barreiras para o acesso e aderência de pacientes a programas de reabilitação cardiovascular nos setores público e privado de saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional-analítico, de caráter transversal, com abordagem descritiva e quantitativa, a ser realizado em hospitais de referência cardiológica e programas de reabilitação cardiovascular, visando investigar barreiras de acesso e aderência a esses programas, bem como a influência de determinantes biopsicossociais. Para investigar as barreiras será utilizada a Escala de Barreiras para Reabilitação Cardíaca (EBRC) e para avaliar a capacidade funcional subjetiva, o nível de ansiedade cardíaca e o perfil socioeconômico serão utilizados o questionário Duke Activity Status Index (DASI), o Questionário de Ansiedade Cardíaca (QAC) e um formulário sóciodemográfico e econômico, respectivamente. Resultados esperados: Ao término desta análise espera-se identificar as barreiras para não participação e não continuidade em programas de reabilitação cardiovascular e seu grau de associação com determinantes biopsicossociais, amparando a criação de estratégias dirigidas e potencialmente capazes de melhorar a eficiência dos programas de reabilitação cardiovascular nos setores público e privado de saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350636 - GARDENIA MARIA HOLANDA FERREIRA
Externo ao Programa - 2646588 - JOCELINE CASSIA FEREZINI DE SA
Interno - 2291421 - KARLA MORGANNA PEREIRA PINTO DE MENDONCA
Notícia cadastrada em: 04/05/2017 14:18
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao