Banca de QUALIFICAÇÃO: CAIO ALANO DE ALMEIDA LINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAIO ALANO DE ALMEIDA LINS
DATA: 26/11/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Fisioterapia
TÍTULO:

EFEITO TARDIO DO KINESIO TAPING NO DESEMPENHO NEUROMUSCULAR, NO EQUILÍBRIO E NA FUNÇÃO DO MEMBRO INFERIOR DE SUJEITOS SAUDÁVEIS. ENSAIO CONTROLADO ALEATORIZADO.


PALAVRAS-CHAVES:

Torque, eletromiografia, bandagem.


PÁGINAS: 23
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO:

RESUMO:

Introdução: A Kinesio Taping (KT) é uma bandagem elástica que se propõe a melhorar o desempenho neuromuscular, embora, não haja consenso quanto aos seus benefícios. Objetivo: analisar os efeitos imediato e tardio da aplicação do KT no desempenho neuromuscular do quadríceps femoral, no equilíbrio e na função do membro inferior de sujeitos saudáveis. Métodos: trata-se de um ensaio controlado, aleatorizado. Trinta e seis mulheres, com idade média de 22.2 ± 3.6 anos e IMC de 22.5±2.3 Kg/m2, foram distribuídas em três grupos: controle com dez minutos de repouso (controle, n=12), aplicação do Kinesio Taping sem tensão (placebo, n=12) e com tensão (KT, n=12) no quadríceps femoral. O desfecho primário foi o desempenho isocinético, enquanto que os secundários foram o salto único, o equilíbrio unipodal e a atividade eletromiográfica. As avaliações foram realizadas em cinco momentos: 1) antes da aplicação do KT, 2) imediatamente após a aplicação do KT, 3) 24 h após, 4) 48 h após e 5) 72 h após. Utilizou-se a ANOVA mista para verificar diferenças entre grupos. Resultados: Não houve alteração no equilíbrio unipodal, na atividade eletromiográfica do VL, na função do membro inferior nem no desempenho isocinético entre os grupos. Conclusão: O KT não é capaz de alterar de maneira imediata ou tardia o desempenho neuromuscular do quadríceps femoral, em mulheres saudáveis.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1460020 - ALVARO CAMPOS CAVALCANTI MACIEL
Externo ao Programa - 350846 - GILDASIO LUCAS DE LUCENA
Presidente - 1149610 - JAMILSON SIMOES BRASILEIRO
Notícia cadastrada em: 25/11/2015 14:16
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa23-producao.info.ufrn.br.sigaa23-producao