EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO BASEADO EM REALIDADE VIRTUAL SOBRE O EQUILÍBRIO E ATIVAÇÃO CORTICAL DE IDOSOS
Equilíbrio postural; EEG; Terapia de exposição à realidade virtual; idoso; fisioterapia.
Objetivo: Analisar os efeitos da terapia baseada em realidade virtual com Nintendo Wii® sobre o equilíbrio e a ativação cortical de idosos. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo quase experimental no qual 20 participantes idosos irão submeter-se a 10 sessões de terapia baseada em RV, com Nintendo wii®, com duração de 50 minutos cada, e frequência de duas vezes por semana. Os participantes serão avaliados quanto ao seu equilíbrio, por meio do Balance Master e Short Physical Performance Battery (SPPB), e ativação cortical por meio do Emotiv epoc®. Ao término de toda a intervenção, os participantes serão reavaliados com os mesmos instrumentos iniciais. Resultados preliminares: 01 idosa de 65 anos participou do projeto piloto, no qual verificou-se aumento nas pontuações de todos os jogos e melhora no equilíbrio da participante.