Banca de QUALIFICAÇÃO: Emília Márcia Gomes de Souza e Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: Emília Márcia Gomes de Souza e Silva
DATA: 29/05/2015
HORA: 08:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPTO DE FISIOTERAPIA
TÍTULO:

Efeitos do treino em esteira com carga na mobilidade funcional e equilíbrio postural de indivíduos com acidente vascular cerebral.


PALAVRAS-CHAVES:

AVC; hemiparesia; reabilitação; transtornos neurológicos da marcha.


PÁGINAS: 42
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO:

Indivíduos acometidos pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC) apresentam severas alterações motoras, sendo a marcha hemiparética, a mais limitante delas, por desencadear diminuição na mobilidade funcional e do equilíbrio, para as quais diversos tipos de tratamento tentam devolver aos indivíduos funcionalidade e eficácia na deambulação. Dentre os tratamentos usados, o treino em esteira com adição de carga tem sido utilizado para reabilitação da marcha hemiparética, mas ainda não se sabe seus efeitos sobre a mobilidade funcional e o equilíbrio postural. O objetivo desse estudo é avaliar os efeitos da adição de carga ao MINP na mobilidade funcional e equilíbrio de pacientes com AVC, na fase subaguda. Trata-se de um ensaio clínico randomizado e cego, onde 40 indivíduos serão distribuídos aleatoriamente em grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). Todos os participantes serão avaliados quanto à coordenação dos membros inferiores, estado neurológico, capacidade de deambulação, funcionalidade, função motora, equilíbrio e parâmetros cinéticos e cinemáticos da marcha, antes, e após o treinamento. Após a avaliação inicial, o GE realizará treino de marcha na esteira com adição de carga no MINP; o GC, fará o treino de marcha na esteira, sem carga. Os treinamentos terão duração de 30 minutos, e a ocorrerá três reavaliações. Como hipótese acredita-se que o uso de carga no MINP resultará em melhora da mobilidade funcional, equilíbrio, maior descarga de peso no MIP e aumento da amplitude de movimento das articulações desse membro, melhorando dessa forma a funcionalidade da marcha.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA MARIA FORTI BARELA - UNICRUZ
Presidente - 2179208 - ANA RAQUEL RODRIGUES LINDQUIST
Interno - 1081828 - CATARINA DE OLIVEIRA SOUSA
Notícia cadastrada em: 14/05/2015 11:14
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa22-producao.info.ufrn.br.sigaa22-producao