PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA RAMOS TOMAZ

DISCENTE: RENATA RAMOS TOMAZ
DATA: 17/11/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPTO DE FISIOTERAPIA

Influência da respiração oral na função respiratória, capacidade funcional e qualidade de sono de crianças asmáticas.

asma, crianças, respiração bucal, função respiratória, capacidade funcional, sono.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Introdução: A asma é considerada uma das doenças respiratórias crônicas mais frequentes em crianças, levando a consideráveis restrições físicas, emocionais e sociais, bem como comprometendo seu pleno desenvolvimento psicomotor. Devido aos seus sintomas característicos, crianças asmáticas são consequentemente limitadas ao realizarem atividades recreativas, o que poderia gerar um quadro de limitação e exclusão social. Estudos revelam que pacientes asmáticos apresentam maior tendência a desenvolverem um padrão respiratório predominantemente bucal e este fator pode contribuir para a patogênese da doença,  Muitos autores têm observado distúrbios do sono como consequência da asma em crianças, sendo que este risco é consideravelmente aumentado em crianças asmáticas que apresentam obstrução de vias aéreas superiores e respiração bucal. Objetivo: observar a influência da respiração bucal e suas repercussões nos volumes e capacidades pulmonares, pressões respiratórias máximas, capacidade funcional e qualidade de sono de crianças entre 7-11 anos com diagnóstico de asma leve a moderada controlada. Métodos: O projeto será inicialmente submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para obtenção de parecer, de acordo com a resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. A participação no referido estudo será de forma voluntária mediante a orientação sobre o experimento e a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido pelos pais e/ou responsáveis. A população será constituída por crianças na faixa etária entre 7-11 anos, com diagnóstico de asma persistente controlada, encaminhadas a partir do ambulatório do Hospital Infantil Varela Santiago. A população também será composta por escolares saudáveis, vinculadas a uma escola da rede pública do município de Natal-RN. Os participantes do estudo serão submetidos à avaliação fonoaudiológica e otorrinolaringológica e subdivididas em 3 grupos: crianças asmáticas respiradores bucais (n=17), crianças asmáticas respiradores nasais (n=17) , e grupo controle, formado pelos escolares saudáveis (n=17). O grupo controle será composto a partir do pareamento com escolares saudáveis considerando gênero, idade e altura. Inicialmente, as crianças serão submetidas a uma avaliação de caráter clínico para estabelecer ou não a sua inclusão no referido estudo. Será ainda, coletados dados acerca da história pregressa, história familiar, terapia medicamentosa e não-medicamentosa, além da avaliação do peso e altura para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Todos os participantes do estudo serão submetidos á exames de Espirometria, Manuvacuometria, Teste de Caminhada de Seis Minutos (TC6M) e avaliação da qualidade do sono através da Escala de Distúrbios do Sono em Crianças (EDSC). A análise dos dados será realizada através do programa SPSS 15.0 (Statistical Package for the Social Science) atribuindo-se o nível de significância de 5%. Inicialmente será testada a normalidade dos dados pelo teste de Kolmogorov-Smirnov. A partir dos resultados, serão utilizados testes de comparação de médias e/ou testes de correlação.

Interno - 350636 - GARDENIA MARIA HOLANDA FERREIRA
Externo ao Programa - 350634 - JAQUELINE FERNANDES PONTES
Presidente - 2291421 - KARLA MORGANNA PEREIRA PINTO DE MENDONCA
Notícia cadastrada em: 12/11/2014 15:36