Banca de DEFESA: INGRID GUERRA AZEVEDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INGRID GUERRA AZEVEDO
DATA: 21/10/2014
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPTO DE FISIOTERAPIA
TÍTULO:

NORMALIZAÇAO DE ELETROMIOGRAFIA DE SUPERFÍCIE DOS MÚSCULOS RESPIRATÓRIOS EM SUJEITOS SAUDÁVEIS: CONTRAÇÃO VOLUNTÁRIA MÁXIMA ISOMÉTRICA VERSUS PRESSÕES RESPIRATÓRIAS MÁXIMAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Eletromiografia de superfície; Músculos Respiratórios; Normalização.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO:

Objetivo: O objetivo deste estudo foi estabelecer um padrão de normalização da eletromiografia de superfície para os músculos respiratórios esternocleidomastoideo (ECOM), escaleno (ESC), diafragma (oitavo espaço intercostal, EIC) e reto abdominal (RA). Métodos: Foram avaliados sujeitos saudáveis em relação a dados antropométricos, espirometria e sEMG durante a execução de cinco manobras distintas: sniff teste, pressão inspiratória máxima (PImáx), pressão expiratória máxima (PEmáx) e  contração Voluntária Máxima Isométrica (CVMI) dos músculos RA, ECOM e ESC. Para colocação dos eletrodos, a pele foi preparada com abrasão, seguida de tricotomia, nas seguintes regiões para aquisição dos sinais de eletromiografia: (1) ECOM: terço inferior da distância entre o processo mastoide e a articulação esternoclavicular; (2) ESC: 5 cm para a direita a partir da articulação esternoclavicular e, neste ponto, 2 cm para cima; (3) Diafragma: oitavo EIC, entre as linhas axilar e hemiclavicular e (4) RA: ao nível da cicatriz umbilical, 4 centímetros à  direita. Na análise das variáveis eletromiográficas, a normalidade dos dados foi avaliada pelo teste Shapiro-Wilk. Comparações entre as cinco manobras estudadas foram realizadas por meio do teste de Friedman. Ao dividir a amostra entre homens e mulheres, foi aplicado o teste de Mann-Whitney, para verificar se havia diferença entre o padrão de ativação durante as manobras entre os dois grupos. Para os subgrupos de homens e mulheres, novamente foi aplicado o Friedman, com post-hoc de Wilcoxon.  Resultados: 24 sujeitos aceitaram participar do estudo, mas 5 foram excluídos (IMC>25 kg/m²). A amostra foi composta por 19 sujeitos (12 mulheres), idade média 27,3 ± 7,43 anos, IMC 22,2 ± 1,69 kg/m² e índices espirométricos dentro dos limites considerados normais. A CVMI para os músculos ECOM, ESC e RA foi a que apresentou maior valor de RMS, enquanto que para o EIC foi a medida de CVMIRA  Conclusão: A manobra de CVMI para ECOM, ESC e RA foi a que apresentou maiores valores de RMS, enquanto que para o EIC foi a medida de PEMáx. Quando comparamos a RMS das manobras estudadas entre os grupos, não houve diferença significativa entre eles.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1545315 - GUILHERME AUGUSTO DE FREITAS FREGONEZI
Interno - 275.782.084-20 - ARMELE DE FATIMA DORNELAS DE ANDRADE - UFPE
Externo à Instituição - LUCIEN GUALDI - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 07/10/2014 15:07
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao