Banca de DEFESA: NATHALIA PRISCILLA OLIVEIRA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATHALIA PRISCILLA OLIVEIRA SILVA
DATA: 27/02/2014
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA
TÍTULO:

VALIDADE E REPRODUTIBILIDADE DO WII BALANCE BOARD  PARA AVALIAÇÃO DO EQUILIBRIO VERTICAL ESTÁTICO: um novo método de avaliação.


PALAVRAS-CHAVES:

equilíbrio postural, postura, tecnologia de baixo custo, validade dos testes, reprodutibilidade dos testes.


PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO:

A manutenção do equilíbrio e da orientação corporal durante a postura ereta é essencial para a execução de atividades de vida diária, física e esportiva. Ao longo dos anos, foram desenvolvidos instrumentos para avaliação do equilíbrio, alguns subjetivos, de fácil acesso, baixo custo e pouca precisão e outros, objetivos, com dados precisos mas de difícil acesso e custo elevado. O Wii Balance Board (WBB), então, passou a ser investigado como instrumento preciso e de custo baixo, e alguns estudos demonstraram sua eficácia. No entanto, faz-se necessário a continuidade das pesquisas com diferentes procedimentos metodológicos para que o WBB possa ser utilizado na prática clínica.Objetivo: Averiguar as propriedades de validade e reprodutibilidade do WBB como instrumento para avaliação do equilíbrio estático na postura vertical.  Métodos:Trata-se de um estudo do tipo diagnóstico (estudo de acurácia), no qual foram avaliados 29 jovens saudáveis de ambos os sexos de 18-30 anos. Os invivíduos foram avaliados em 2 momentos distintos com intervalo de 24h (teste-reteste), através de testes de apoio unipodal e bipodal com olhos fechados e abertos. Para isso o WBB foi colocado sobre a Plataforma de força (PF) e a coleta dos dados (deslocamento total do Centro de Pressão) foi feita simultaneamente em ambos equipamentos.  Para análise estatística foi realizada uma análise descritiva e em seguidaa confiabilidade e validade foi analisada através do coeficiente de correlação intraclasse (CCI) . Por fim, foi feita uma análise de concordância por meio do método de Bland-Altman. Resultados: A amostra foi composta por 23 mulheres e 6 homens, com idade média de 24,2±6,3 anos,  60,7±6,3 kg  e 1,64±4,2 m. A validade do WBB em comparação com a PF mostrou-se excelente para todas as 4 tarefas propostas (CCI = 0,93 – 0,98). A reprodutibilidade analisada através do teste-reteste mostrou-se excelente para as tarefas de apoio bipodal (CCI = 0,93 – 0,88) e apenas moderada para os testes de apoio unipodal (CCI = 0,46 – 0,70). Na análise gráfica, viu-se uma boa concordância entre os dispositivos, já que a maioria das medidas encontra-se dentro dos limites concordância.Conclusão: Esta pesquisa ratificou o Wii Balance Boardcomo um instrumento válido e reprodutível em análise simultânea com o dispositivo considerado padrão-ouro, para avaliação do equilíbrio estático na postura vertical. Tornando o WBB cada vez mais viável para sua utilização na prática clínica pelos fisioterapeutas e diversos profissionais de saúde, não apenas como uma ferramenta de reabilitação mas também de avaliação.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1510735 - DANILO ALVES PINTO NAGEM
Presidente - 2374822 - FABRICIA AZEVEDO DA COSTA CAVALCANTI
Externo à Instituição - MARCOS HENRIQUE FERNANDES - UNEB
Notícia cadastrada em: 17/02/2014 11:24
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao