Banca de DEFESA: RENATA NOBREGA DELGADO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA NOBREGA DELGADO
DATA: 13/12/2013
HORA: 15:00
LOCAL: Programa de Pós-graduação de em Fisioterapia
TÍTULO:

Efeitos do treinamento muscular inspiratório domiciliar sobre a atividade eletromiográfica dos músculos respiratórios em asmáticos: estudo piloto.


PALAVRAS-CHAVES:

Asma, adulto, exercícios respiratórios, eletromiografia, randomização.


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO:

O tratamento da asma visa obter e manter o controle da doença por períodos prolongados. O Treinamento Muscular Inspiratório (TMI) pode ser uma alternativa na assistência ao paciente asmático, sendo utilizado como tratamento complementar ao farmacológico Assim, o objetivo deste estudo foi investigar os efeitos de um programa domiciliar de TMI sobre a atividade eletromiográfica dos músculos respiratórios em adultos asmáticos. Trata-se de um ensaio clínico em que dez adultos asmáticos e dez saudáveis foram randomizados em dois grupos (sham e treinamento). A atividade elétrica dos músculos inspiratórios (esternocleidomastóideo (ECM) e diafragma) foi obtida pela eletromiografia de superfície. Além disso, foram avaliados a função pulmonar, pressão inspiratória máxima (PImáx) e capacidade funcional. Os participantes foram avaliados antes e após um protocolo de TMI de 6 semanas. Os grupos treinamento e sham realizaram o TMI com 50% e 15% da PImáx, respectivamente. Observou-se aumento da PImáx, após o TMI, nos grupos treinamento e no saudáveis sham (P< 0,05), que foi acompanhado pelo aumento significativo da atividade do ECM durante a PImáx no grupo treinamento saudáveis (1488%) e no grupo treinamento asmático (GTA) (1186,4%). O GTA também apresentou um aumento significativo da  atividade do diafragma na respiração basal (48,5%). A capacidade funcional aumentou significativamente no grupo sham asmáticos (26,5m) e no grupo treinamento asmático (45,2m). Esses achados sugerem que o TMI promoveu melhoras clínicas em todos os grupos, com destaque para o GTA, sendo um opção não farmacológica importante para indivíduos asmáticos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350636 - GARDENIA MARIA HOLANDA FERREIRA
Externo à Instituição - JOCELINE CASSIA FEREZINI DE SÁ - NENHUMA
Interno - 1149619 - SELMA SOUSA BRUNO
Notícia cadastrada em: 13/12/2013 10:44
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa20-producao.info.ufrn.br.sigaa20-producao