ANÁLISE DO SONO E DA UTILIZAÇÃO DE CARTILHAS EDUCATIVAS EM
PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
Acidente Vascular Cerebral; sono; cognição
O AVC é uma grande causa de mortalidade e uma das principais
causas de incapacidade entre adultos. O presente estudo visa analisar o
estado do sono e da utilização de cartilhas educativas em pacientes com
AVC. No primeiro estudo foi abordado os fatores associados com os horários
de dormir/acordar e no segundo estudo foi analisado o conhecimento e
prática quanto às orientações sobre os hábitos de sono e estimulação
cognitiva. No estudo 1 foram avaliados 50 pacientes sendo 28 homens, de
faixa etária entre 25 e 90 anos que durante uma semana completaram um
diário do sono e o registro de atividades através do Social Rhythm Metric
(SRM) e do Indice de Nível de Atividades (ALI) e aplicação do questionário
de cronotipo (MEQ). Utilizado o teste de correlação de Spearman
verificou-se correlação significativa entre os horários de dormir/acordar
com cronotipo e entre os horários de dormir/acordar com SRM e o ALI. No
segundo estudo foram abordados 40 pacientes com idade média 56,1 ± 11,9
anos sendo 15 homens e 25 mulheres; como instrumentos foram utilizados
National Institute Health Stroke Scale (NIHSS) e em seguida os pacientes
observaram cartilhas educativas sobre hábitos de sono e estimulação
cognitiva respondendo se conheciam e se praticavam as orientações
apresentadas. A análise estatística realizada através do teste de Fisher
obteve como resultado, das 10 orientações apresentadas sobre os hábitos de
sono, 6 foram citadas como conhecidas e apenas 4 foram praticadas. Das 6
orientações cognitivas, não houve diferença significativa entre os que
conheciam e não conheciam, mas em 5 delas a maior frequência foi dos
pacientes que não praticaram. Os resultados dos estudos indicam a
importância de avaliar o cronotipo antes do planejamento de reabilitação,
e a necessidade de se estimular o ritmo social a fim de contribuir para a
melhoria dos padrões de sono de pacientes. Verificou-se também que em
relação ao conhecimento e prática de orientações apresentadas muitos
pacientes não conheceram ou não praticaram orientações importantes à
respeito de hábitos de sono e de estimulação cognitiva, mesmo na fase
crônica da patologia, sugerindo que mais políticas de educação em saúde
devem ser implementadas com intuito de causar mudança nos hábitos de vida
dos pacientes com AVC.