PPGD/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Telefone/Ramal: (84) 3342-2288/102 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgd

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREA KARLA DA SILVA ALVES

DISCENTE : ANDREA KARLA DA SILVA ALVES
DATA : 15/09/2020
LOCAL: UFRN - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO / Videoconferência

CONSUMO CONSCIENTE E AS TENDÊNCIAS DE NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO NA SHARING ECONOMY

Economia compartilhada. Sustentabilidade. Negócios. Consumo consciente.

Nas últimas décadas, o processo de desenvolvimento envolveu notórias preocupações que se estendiam para além do crescimento econômico. Percebeu-se uma necessidade de estratégias que considerassem um bom relacionamento do meio ambiente e economia. Nesse novo cenário, o tema desenvolvimento tem seus preceitos difundidos como foco central nos mais diversos diplomas legais, a exemplo da Constituição Federal, e pautas internacionais voltadas a sustentabilidade, como a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Assim, estimulou-se a abertura dos horizontes econômicos, rompendo dogmas preexistentes, tradicionais, que estimulam a produção e consumo frenético de produtos e serviços. Posto isto, o presente trabalho tem como objetivo geral abordar uma ascendente modalidade de consumo, o consumo consciente, em uma perspectiva voltada aos novos modelos de negócio no setor da moda através da economia colaborativa. A abordagem se justifica porque, além do fato de ser o segundo setor industrial que mais polui no mundo, as questões envolvidas nessa seara possuem particularidades que estão se destacando como paradigmas capazes de romper os tradicionais preceitos de desenvolvimento existentes, que estão em iminente desuso, alcançando assim os ODS, em específico o 9.4, que é o referencial da temática. Dessa forma, o estudo será estruturado a partir de premissas que demonstrarão o quanto ele está ambientado com o cenário global, sendo considerado relevante para uma compreensão do impacto do consumo da moda no meio ambiente, da necessidade de reindustrialização desse setor e dos benefícios que as inovações trazidas pela economia colaborativa estão propiciando para modelos de negócios. Para tanto, busca-se denotar que a economia colaborativa se expressa em diversos significados, mas pode-se basear, objetivamente, na descrição de atividades humanas e suas novas formas de organização de trabalho voltadas à produção de valores. Através das redes de tecnologia, ela vem subvertendo o mercado econômico, redefinindo a indústria e modificando as práticas de consumo. Dessa forma, seus princípios se assemelham às bases difundidas no desenvolvimento sustentável, e, junto com a ideia de consumo consciente, e economia circular, vem influenciando positivamente toda sociedade. Ademais, visto o problema, questionou-se quais cenários futuros irão surgir, baseando-se no que está sendo difundido nos novos modelos de empreendedorismo no setor de vestuário que estão ganhando espaço no mercado. Assim, conclui-se que, no Brasil, o setor da moda já possui muitas iniciativas que se desenvolvem dentro dos princípios propostos pelas ideias de desenvolvimento sustentável, consumo consciente e economia compartilhada, sendo que a maioria delas são impulsionadas pela órbita do sistema que melhor se adequa à realidade. Por fim, observaram-se os contornos da temática quanto ao cenário atual de pandemia, seus efeitos no mercado econômico de bens e serviços e a dicotomia das práticas de compartilhamento e isolamento social. Para alcançar aos resultados desejados, foi utilizada uma abordagem qualitativa, exploratória e método dedutivo, partindo da análise de disposições e bases legais vigentes, como também institutos, conceitos e características correlacionadas aos principais objetivos desse estudo. Além disso, a natureza teórica da pesquisa baseou-se nas disposições doutrinárias de caráter dogmático, nas bibliografias de trabalhos, obras acadêmicas e artigos jornalísticos.

Interno - 1254860 - FABRICIO GERMANO ALVES
Interna - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
Presidente - 1298976 - YANKO MARCIUS DE ALENCAR XAVIER
Notícia cadastrada em: 04/09/2020 12:56