PPGD/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Telefone/Ramal: (84) 3342-2288/102 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgd

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO LACERDA BEZERRA FERNANDES

DISCENTE: BRUNO LACERDA BEZERRA FERNANDES
DATA: 29/02/2016
LOCAL: ESCOLA DA MAGISTRATURA - ESMARN

DIREITOS FUNDAMENTAIS COMO LIMITES (FLEXÍVEIS) AO DEVER-PODER DE PUNIR DO ESTADO: UM NOVO PARADIGMA NA EXECUÇÃO PENAL BRASILEIRA

Direitos e garantias fundamentais. Execução Penal. Dever-poder de punir. Processo penal. Filosofia do Direito.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito
SUBÁREA: Direito Público
ESPECIALIDADE: Direito Constitucional

Voltada para a busca de soluções eficientes ao sistema prisional brasileiro, a dissertação aborda os fundamentos éticos e filosóficos da pena, os sistemas punitivos e o quadro evidenciado no Brasil e no Rio Grande do Norte ao tempo em que, alicerçando-se nos direitos e garantias fundamentais, procura-se estabelecer os limites para a atuação estatal no dever-poder de punir. Para tanto, aborda-se, inicialmente, a configuração constitucional dos direitos fundamentais enquanto instrumentos de proteção ao indivíduo, notadamente o da dignidade da pessoa humana, bem como o poder-dever da segurança pública, buscando-se justificar tal termo enquanto expressão objetiva dos direitos fundamentais, de forma a harmonizar a atividade estatal de cominação e aplicação de pena, de forma eficaz, e o respeito à dignidade humana dos apenados. Abordam-se os sistemas punitivos, com destaque para as doutrinas e Escolas de pensamento que influenciaram o ordenamento jurídico brasileiro sobre a matéria de execução penal, bem como aspectos históricos relacionados à execução penal no Brasil e o quadro fático verificado no Estado do Rio Grande do Norte, no que se refere ao sistema prisional, destacando as suas principais falhas estruturais. Por fim, apontam-se sugestões para a modificação do atual quadro na execução penal pátria, por meio da implementação de mudanças no âmbito da atuação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Interno - 1758259 - KEITY MARA FERREIRA DE SOUZA E SABOYA
Presidente - 1149384 - WALTER NUNES DA SILVA JUNIOR