PPGD/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Telefone/Ramal: (84) 3342-2288/102 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgd

Banca de DEFESA: CLARINDO EPAMINONDAS DE SÁ NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLARINDO EPAMINONDAS DE SÁ NETO
DATA: 19/12/2014
HORA: 11:00
LOCAL: Auditório do NPJ/PPGD
TÍTULO:

O RECONHECIMENTO DO DIREITO À DIVERSIDADE SEXUAL COMO UM DIREITO HUMANO E SEUS REFLEXOS NOS ORDENAMENTOS JURÍDICOS DOS PAÍSES DO MERCOSUL.


PALAVRAS-CHAVES:

Diversidade sexual; Empreendedorismo normativo em matéria de direitos humanos; Hermenêutica da Diversidade; Sexualidade.


PÁGINAS: 172
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito
SUBÁREA: Direito Público
ESPECIALIDADE: Direito Constitucional
RESUMO:

A diversidade sexual emerge na América Latina como sendo um dos temas mais relevantes no tocante à proteção e à promoção dos direitos humanos. A partir da redemocratização dos Estados Latinos iniciada na década de 80, através da positivação da igualdade entre homens e mulheres nas Constituições nacionais, iniciou-se uma discussão acerca da ampliação do conceito de igualdade no sentido de inserir o direito à diferença como outra expressão da dignidade da pessoa humana, cujos estudos foram encabeçados a partir do que convencionou-se chamar de Hermenêutica da Diversidade. Nesse cenário o Direito Internacional dos Direitos Humanos apresenta-se como o principal responsável pelo processo de reconhecimento da diversidade sexual como um direito humano, permitindo a alocação de temas como a sexualidade, o gênero e a orientação sexual na agenda dos principais órgãos regionais de proteção dos direitos humanos, assim como na agenda de alguns Estados Latinos, inserindo-os no rol dos países considerados empreendedores na proteção da dignidade da pessoa humana. Nesse sentido, pretende-se com a presente dissertação analisar o processo de reconhecimento da diversidade sexual como direito humano no âmbito da América Latina, com especial destaque aos Estados do Mercosul, verificando o potencial normativo dos respectivos países no tocante à adoção de normas domésticas de promoção da diversidade sexual. A pesquisa mostrou que em países como a Argentina, após a adoção da Lei de Identidade de Gênero houve expressivo progresso no campo das liberdades individuais e no campo das políticas públicas direcionadas ao coletivo “trans”, e que o diagnóstico colhido a partir desses avanços poderá servir de base para a discussão parlamentar no Brasil quanto ao Projeto de Lei de Identidade de Gênero intitulado “João Nery”, apresentado no ano de 2014 pelo deputado federal Jean Wyllys – PSOL/RJ.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FLÁVIA CRISTINA PIOVESAN - PUC - SP
Interno - 1358062 - MARCO BRUNO MIRANDA CLEMENTINO
Presidente - 1657901 - YARA MARIA PEREIRA GURGEL
Notícia cadastrada em: 17/11/2014 11:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao