Banca de DEFESA: NILTON FERREIRA FRAZAO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NILTON FERREIRA FRAZAO
DATA: 14/12/2012
HORA: 15:00
LOCAL: SALA DO PROIN
TÍTULO:

Bioquímica Quântica de Fármacos Anti-Parkinsonianos


PALAVRAS-CHAVES:

Bioquímica Quântica de Fármacos Anti-Parkinsonianos


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada
RESUMO:

Neste trabalho, apresentamos um estudo das propriedades conformacionais, struturais, ópticas, eletrônicas e vibracionais das moléculas levodopa, carbidopa e entacapone, as três principais droga mais utilizados no tratamento da doença de Parkinson. O objetivo desse estudo é dar um suporte teórico a tentativas para desenvolver preparações de levodopa/carbidopa/entacapona para administração transdérmica e oral, que possa proporcionara estimulação de dopamina mais continua e eficaz, resultando em menos efeitos colaterais.

 Para a molécula levodopa (LDOPA), um estudo computacional da adsorção levodopa-C60 é apresentado, considerando o estado de protonação dentro do intervalo de 2-8 para o pH. A LDOPA com os radicais COO(-) e NH3(+) protonados (LDOPAc) é o estado quê satisfaz essa condição de pH. Assim, as simulações de dinâmica molecular clássica (CMD) e teoria do funcional da densidade (DFT) foram realizados para descrever a adsorção da LDOPAc no fulereno C60, i. e., LDOPAc@C60. Cálculos de annealing foram desenvolvidos para explorar o espaço de configurações moleculares da LDOPAc@C60 com as geometrias otimizadas. Depois das simulações a nível DFT, encontrou-se um padrão de quatro níveis de adsorção, o qual está de acordo com as camadas de distribuição de LDOPAc ao redor do C60, que foram obtidas através das simulações de dinâmica clássica (CMD). Estimou-se quatro potenciais característicos de interação tipo van der Walls para a adsorção LDOPAc@C60, cada um relacionado a um grupo {OH. Os espectros de absorção infravermelho e espalhamento Raman para as quatro configurações de adsorção A, B, C e D da LDOPAc@C60 foram avaliados, permitindo determinar as suas respectivas assinaturas vibracionais.

 Para as moléculas carbidopa (CDOPA) e entacapone (eCAPONE), as caracterizações clássica e quântica são apresentadas através dos resultados geométricos, optoeletrônico e vibracional. Cálculos de annealing foram desenvolvidos para explorar o espaço de configurações moleculares da CDOPA e eCAPONE, respectivamente, para se obter as configurações de menor energia para cada um dessas moléculas. Usando a teoria DFT, com os funcionais LDA/PWC, GGA/PBE e GGA/BLYP, otimizamos e escolhemos as nove (para a CDOPA) e as cinco (para o eCAPONE) conformações de menor energia. No entanto, os dados estruturais (comprimento de ligação, ângulo entre ligação e ângulo de torção), análise populacional de carga, espectro de absorção óptica, estudo dos orbitais moleculares de fronteira (HOMO, LUMO) e as densidades de estado (PDOS e DOS) foram obtidas apenas para a estrutura molecular de mais baixa energia de cada molécula. As frequências de vibrações harmônicas, infravermelho (IR) e espalhamento Raman foram calculadas pelo método DFT/B3LYP, com o conjunto de base 6-311G(d,p). Interpretações detalhadas dos espectros IR e Raman de CDOPA e eCAPONE são também apresentadas no presente trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DAVID LIMA AZEVEDO - UFMA
Presidente - 345638 - EUDENILSON LINS DE ALBUQUERQUE
Interno - 1379465 - GILBERTO CORSO
Interno - 346140 - LUCIANO RODRIGUES DA SILVA
Externo à Instituição - PAULO WILSON MAURIZ - IFMA
Notícia cadastrada em: 03/12/2012 07:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao