Banca de DEFESA: JULIANA CERQUEIRA DE SANTANA

DISCENTE: JULIANA CERQUEIRA DE SANTANA
DATA: 29/11/2012
LOCAL: AUDITÓRIO DO DFTE

“Um Estudo Sobre o Momentum Angular Total de Estrelas com Planetas”

Momentum Angular,

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Desde o anúncio pioneiro de Michel Mayor e seu então estudante Didier Queloz, em 1995, da existência de um planeta orbitando a estrela 51 Peg, até a presente data, 695 planetas extrasolares foram descobertos, orbitando estrelas do tipo espectral F, G, K e M. Um estudo sobre o comportamento do momentum angular total dos sistemas planetários, conhecidos até o momento,torna-se relevante quando conhecemos que cerca de 98% do momentum angular do Sistema Solar está associado aos planetas, embora esses representem apenas 0,15% da massa de todo o Sistema. Na presente dissertação de mestrado estudamos o comportamento do momentum angular estelar, do momentum angular orbital e do momentum angular total numa amostra de 282 estrelas, abrigando planetas, incluindo 40 sistemas múltiplos. Observamos que os sistemas planetários contendo mais de 1 planeta conhecido possuem tanto momentum angular orbital quanto momentum angular total mais elevado, comparado àqueles que possuem apenas 1 planeta. Esta análise mostra que sistemas planetários múltiplos tendem a ter momenta mais elevado, sugerindo que em tais sistemas os planetas que contribuem com maior parcela para o momenta já foram descobertos. Sendo assim, sistemas planetários com menores valores para o momenta representam melhores candidatos para a descoberta de novos planetas.

Interno - 1675216 - BRUNO LEONARDO CANTO MARTINS
Externo ao Programa - 1724218 - DANIEL BRITO DE FREITAS