Banca de DEFESA: ALYSON PAULO SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALYSON PAULO SANTOS
DATA: 16/03/2012
HORA: 10:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO DFTE
TÍTULO:
TERMOESTATÍSTICA QUÂNTICA: UMA ABORDAGEM VIA ESTATÍSTICAS NÃO-GAUSSIANAS

 


PALAVRAS-CHAVES:
Estatísticas Não-Gaussianas, Entropia Quântica
Generalizada, Generalização do Teorema-H de Boltzmann

PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada
RESUMO:

 

Considerando um gás quântico, os fundamentos da termoestatística padrão são investigados no contexto da mecânica estatística não-gaussiana introduzida por Tsallis e Kaniadakis. O novo formalismo é baseado nas seguintes generalizações: i) entropia de Boltzmann- Gibbs e ii) dedução do Teorema-H.

 Com base neste estudo, calculamos uma nova entropia usando a generalização da análise combinatória baseadas em dois diferentes métodos de contagem. Os ingredientes básicos usados no teorema-H foram: uma entropia quântica generalizada e uma generalização do termo colisional da equação de Boltzmann. As distribuições lei de potência calculada são parametrizadas pelos parâmetros q e K , medindo o grau de não-gaussianidade do sistema. No limite q=1; k=0, a termoestatística gaussiana é recuperada.

 Um estudo complementar está relacionado com um gás perfeito no contexto da relatividade geral. Utilizando os efeitos não-gaussiano no conceito de fluxo de entropia, e no termo colisional da equação de transporte de Boltzmann, nós generalizamos o teorema-H nos formalismos de Tsallis e Kaniadakis. No formalismo de Tsallis, o parâmetro não-extensivo está restrito ao intervalo [0,2].



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1519258 - DORY HELIO AIRES DE LIMA ANSELMO
Externo à Instituição - ERVIN KAMINSKI LENZI - UEM
Externo à Instituição - JOSE ADEMIR SALES DE LIMA - USP
Interno - 346140 - LUCIANO RODRIGUES DA SILVA
Presidente - 1672854 - RAIMUNDO SILVA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 17/02/2012 08:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao