Banca de DEFESA: CRISTIÁN ANDRÉS CORTÉS ÁNGEL - (Retificação)

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: CRISTIÁN ANDRÉS CORTÉS ÁNGEL

DATA: 02/12/2010

HORA: 09:00

LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL

TÍTULO:

“Parâmetros Físico-Químicos de Estrelas nos Campos de Exoplanetas do Satélite CoRot”


PALAVRAS-CHAVES:

Parâmetros Físico-Químicos,  Estrelas nos Campos de Exoplanetas,  Satélite CoRot”


PÁGINAS: 116

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Física

SUBÁREA: Física Geral

RESUMO:

A rotação  estelar é um dos mais importantes observáveis da evolução estelar. Neste sentido, o satélite CoRoT  representa uma oportunidade única de medir os períodos rotacionais para uma amostra de estrelas estatisticamente robusta, oferecendo uma dados absolutamente necessários  para o estudo da rotação e seu papel na evolução estelar. Para conseguir isto, um passo fundamental é a caracterização física e química das estrelas observadas pelo CoRoT,  especificamente devido ao fato de que o cálculo de períodos rotacionais confiáveis  é um trabalho difícil  sem a ajuda dos parâmetros estelares. Desta forma, foi elaborado um importante seguimento observacional das estrelas nos campos do CoRoT do anticentro LRa01 e  do centro LRc01, permitindo a correta identificação dos períodos que reflitam a modulação rotacional.

             Nesta tese de doutorado são apresentados os resultados de tal seguimento. Parâmetros físicos e químicos, tais  temperatura efetiva Teff, gravidade superficial log (g), velocidade de microturbulência Vmic, abundância de ferro  [Fe/H],  velocidade de rotação projeta Vsin(i), e abundância de lítio  A(Li) são apresentados para uma amostra de 116 estrelas dos campos CoRoT.  Elas se encontram em diferentes estágios evolutivos, desde a sequência principal (SP) até o ramo das gigantes vermelhas(GV). As observações foram feitas utilizando os espectrógrafos UVES (VLT) e HYDRA (CTIO).  Para a derivação de tais parâmetros foram utilizados o programa TurboSpectrum e os modelos de atmosfera de MARCS. Paralelamente, velocidades rotacionais Vsin(i) foram obtidas a partir do ajuste dos perfis observados e sintéticos das linhas de ferro e por meio de uma calibração de função de correlação cruzada (CCF). Períodos rotacionais Prot para 77 estrelas da amostra foram obtidos a partir das curvas de luz do satélite CoRoT. Extensas tabelas destes parâmetros e seus respectivos erros são apresentadas.

             Foram encontradas diferenças nas distribuições de Teff, [Fe/H] e estágios evolutivos  entre  os diferentes campos do CoRoT, indicando possíveis efeitos de seleção na amostra, assim como a existência de diferentes populações estelares do disco galáctico. Por outro lado, o comportamento rotacional e as abundâncias de lítio não apresentam diferenças entre estrelas de  parâmetros físicos  similares, mas que pertencem a diferentes campos do CoRoT. A partir da análise de temperaturas, foi encontrada uma maior extinção por avermelhamento para estrelas do CoRoT localizadas no campo LRc01, assim como  um gradiente deste valor em função da distância.

             Os resultados mostram que as abundâncias de lítio as velocidades de rotação, e os períodos rotacionais  apresentam o mesmo comportamento descrito na literatura. Por outro lado, é apresentada pela primeira vez a relação que existe entre o  lítio e o período de rotação em diferentes estágios evolutivos, mostrando, tal como era esperado, que ambas as grandezas possuem uma anticorrelação. Também é apresentada a evolução simultânea da rotação e do lítio, e foram calculadas relações que permitem obter valores médios de lítio como função da temperatura efetiva e do período rotacional. 

             Os dados apresentados  nesta tese de doutorado representam um importante ponto de partida para serem utilizados como uma amostra de calibração para diferentes programas no contexto da missão do satélite CoRoT, uma vez que a lista de estrelas aqui analisadas são parte das mais brilhantes que compõem o campo Exo do CoRoT.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 346785 - JOSE RENAN DE MEDEIROS
Interno - 1675216 - BRUNO LEONARDO CANTO MARTINS
Interno - 2496004 - JOSE DIAS DO NASCIMENTO JUNIOR
Externo à Instituição - KEPLER DE SOUZA OLIVEIRA FILHO - UFRGS
Externo à Instituição - MARCIO CATELAN - PUC
Notícia cadastrada em: 07/04/2011 10:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao