Banca de DEFESA: GABRIEL ALVES MENDES - (Retificação)

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: GABRIEL ALVES MENDES

DATA: 17/02/2011

LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL

“Estudo de Sistemas Complexos com Interações  de Longo Alcance: Percolação, Rede Termo-Estatística e Tráfego Veicular”

cadeias lineares, expoentes críticos, redes complexas e tráfego veicular.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Física

SUBÁREA: Física da Matéria Condensada

ESPECIALIDADE: Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas

Sistemas magnéticos artificiais são foco do interesse em universidades e indústrias ao redor do mundo. A ciência e  tecnologia de filmes finos e multicamadas magnéticas tem desempenhando um papel central, revelando fases novas, cujas propriedades, não raro, dão origem a quebra de paradigmas e novos ramos industriais antes inimagináveis. Materiais magnéticos cujas fases consistem da repetição de padrões envolvendo um conjunto de íons magnéticos são mais suscetíveis a efeitos de superfície. Novas fases são esperadas se a espessura do filme se aproxima do comprimento de periodicidade intrínseco. Materiais helimagnéticos são protótipos, uma vez que o período da hélice é o comprimento da célula unitária magnética do volume. O estudo das fases magnéticas de filmes finos de terras raras, com superfícies na direção (002), é o foco desta tese de doutorado. O projeto de pesquisa inclui a investigação do diagrama de fases de equilíbrio de filmes finos de Dy, e de Ho, bem como da histerese térmica de filmes de Dy. Ciclos de histerese térmica de filmes ultrafinos de Dy estão sendo investigados em parceria com o grupo experimental do laboratório de magnetismo da Universidade do Texas, em Arlington - EUA. O método teórico, para obter as fases de equilíbrio, consiste de um sistema, desenvolvido no Grupo de Magnetismo da UFRN, em que as contribuições das energias de troca, de primeiros e segundos vizinhos, a energia de anisotropia e a energia Zeeman, são calculadas em um conjunto de íons magnéticos inequivalentes, e as fases magnéticas, desde a temperatura de Curie até a temperatura de Neel, são determinadas de forma auto-consistente, garantindo torque nulo nos íons magnéticos em cada plano do filme. Nossos resultados reproduzem as medidas de magnetização para o volume ( a campo magnético fixo e medidas isotérmicas ) e as fases spin-slip do Ho, e sugerem que: (i)o confinamento em filmes finos dá origem a uma nova fase, de helicidade alternada, responsável pela histerese térmica medida em filmes de Dy com espessura entre 4nm e 16nm; (ii)filmes finos de Dy exibem fases com prevalência da anisotropia ("surface lock-in"), semelhantes às fases ("spin-slips") do Ho que são comensuráveis com a rede cristalina; e (iii)o confinamento em filmes finos altera o padrão das fases "spin-slips" do Ho.

Presidente - 346140 - LUCIANO RODRIGUES DA SILVA
Interno - 346143 - ANANIAS MONTEIRO MARIZ
Interno - 345099 - LIACIR DOS SANTOS LUCENA
Interno - 1294916 - MADRAS VISWANATHAN GANDHI MOHAN