Banca de DEFESA: ALEXSANDRO PEREIRA LIMA

Uma banca de DEFESA foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ALEXSANDRO PEREIRA LIMA

DATA: 23/06/2010

HORA: 10:00

LOCAL: Auditório do DFTE

TÍTULO:

Evolução de Rádio Fontes Duplas Extragalácticas


PALAVRAS-CHAVES:

Astrofísica extragaláctica, Rádio fontes duplas, jatos astrofísicos, Simulação Numérica


PÁGINAS: 108

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Física

SUBÁREA: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações

RESUMO:

As rádio fontes duplas têm sido amplamente estudadas desde a descoberta da existência das rádio fontes extragalácticas na década de 1930. Há algumas décadas, estudos numéricos e modelos analíticos tem sido propostos com o intuito de se obter uma melhor compreensão dos fenômenos físicos que determinam a origem e evolução de tais objetos.

Nesta tese, nos propusemos a estudar o problema da evolução das rádio fontes duplas em duas frentes: na primeira desenvolvemos um modelo analítico auto-similar que, além de corresponder a uma generalização da maioria dos modelos existentes na literatura, é capaz ainda de resolver alguns problemas existentes quanto à evolução da cabeça do jato extragaláctico. Nós usamos amostras de tamanhos de “hot spots” para encontrar uma relação em lei de potência entre as dimensões da cabeça do jato e o comprimento da fonte. Através do nosso modelo, construímos as curvas de evolução de uma rádio fonte dupla em um diagrama PD (diagrama que relaciona a potência rádio e a dimensão da fonte) desde fontes compactas (GPS e CSS) até fontes extensas do catálogo 3CR. Desenvolvemos ainda uma ferramenta computacional que nos permite gerar mapas sintéticos das rádio fontes duplas cujo objetivo é determinar os principais parâmetros físicos desses objetos através da comparação entre os mapas de fontes observadas, encontrados na literatura, e das fontes sintéticas.Na segunda frente, utilizamos simulações numéricas para estudar a interação do jato extragaláctico com o meio ambiente. Simulamos situações onde o jato pode estar imerso em um meio onde existam nuvens de gás de alto contraste de densidade capazes de bloquear o avanço do jato, formando as estruturas distorcidas observadas na morfologia de fontes reais. Analisamos ainda a situação em que o jato tem sua direção de propagação alterada devido a uma variação angular no eixo principal da fonte dando origem às fontes Tipo X. Da comparação de nossas simulações com as rádio fontes duplas reais, fomos capazes de determinar os valores dos principais parâmetros físicos responsáveis pelas distorções observadas nesses objetos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS DA SILVA MIRANDA - UFRPE
Presidente - 347436 - JOEL CAMARA DE CARVALHO FILHO
Externo à Instituição - JOSÉ EDUARDO TELLES - ON/MCT
Interno - 349032 - NILZA PIRES
Interno - 1672854 - RAIMUNDO SILVA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 28/07/2010 09:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao