Banca de DEFESA: MARCUS VINÍCIUS PINHEIRO LOPES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCUS VINÍCIUS PINHEIRO LOPES
DATA : 26/04/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet

Efeitos termoelétricos em bicamadas de Co2FeAl/W com anisotropias uniaxial e cúbica

Liga Heusler. Anisotropia uniaxial e cúbica. Efeito spin Seebeck. Efeito anômalo Nernst.

A conversão de gradientes de temperatura aplicados em materiais magnéticos vem sendo tema de estudo pela sua importância na possibilidade de construção de dispositivos que se aproveitem da mesma. A aplicação dessas variações de temperatura geram respostas elétricas devido à produção de correntes de spin e de carga que deram origem a uma área da spintrônica, a caloritrônica de spin. A partir dessas correntes é possível medir a tensão termoelétrica em materiais magnéticos, produzida pela conversão direta do gradiente de temperatura em tensão elétrica. Neste trabalho, essa termovoltagem está associada principalmente a dois fenômenos, os efeitos Seebeck de spin (SSE) e anômalo Nernst (ANE). Ambos são investigados em amostras de Co2FeAl/W (CFA/W) crescidas sobre substratos de silício (Si) e arseneto de gálio (GaAs). As amostras foram preparadas via técnica de magnetron sputtering com o substrato sob condições distintas de temperatura durante a deposição, de 300 K até 773 K. Aqui, as bicamadas foram depositadas em substratos orientados com o intuito de induzir anisotropia magnetocristalina, permitindo assim a obtenção de sistemas com uma sobreposição de anisotropias tais como uniaxial e cúbica. As amostras foram caracterizadas do ponto de vista estrutural e magnético. Especificamente, a caracterização estrutural foi realizada por difratometria de Raios-X (XRD), enquanto o comportamento magnético quase-estático foi estudado através de curvas de magnetização medidas por um Magnetômetro de Amostra Vibrante (VSM). A resposta termoelétrica foi explorada através do efeito longitudinal Seebeck de spin (LSSE) juntamente com o ANE. Nesta configuração, o gradiente de temperatura é normal ao plano do filme, e o campo magnético externo é aplicado paralelamente ao plano. Então, a tensão termoelétrica é medida com contatos elétricos fixados no plano do filme. Foram realizadas também simulações computacionais utilizando o modelo de Stoner-Wohlfarth adaptado que juntamente com os dados experimentais mostram que a resposta termoelétrica das amostras é resultado da interação entre as contribuições uniaxial e cúbica da anisotropia magnetocristalina. Os resultados colocam a bicamada de CFA/W crescida no substrato de GaAs como um candidato promissor para elementos ativos em dispositivos spintrônicos.

Externo à Instituição - THIAGO JOSÉ DE ALMEIDA MORI - LNLS
Interno - 1508681 - FELIPE BOHN