Banca de DEFESA: DIEGO ALVES DE BARROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIEGO ALVES DE BARROS
DATA : 25/03/2020
LOCAL: Auditório do DFTE

Síntese e Caracterização de Nanoestruturas Magnéticas de NdCo Recobertas com PVP

ímãs permanentes, método  poliol, PVP, terras raras, metais de transição.

Compostos intermetálicos de terras raras (TR) e metais de transição (MT) são bastante utilizados na produção de ímãs permanentes e apresentam, em geral, comportamento ferromagnético. A maioria destes compostos é produzida em forno a arco ou em moinhos de bolas, métodos físicos que não permitem controlar muitas variáveis no processo. Atualmente, grande parte da pesquisa nessa área, está relacionada à produção destes compostos através de métodos químicos. Neste trabalho, propõe-se um processo para a síntese de nanopartículas magnéticas do tipo NdCo via o método poliol, com a utilização do PVP, para cinco amostras com variação das proporções molares dos compostos. O PVP foi utilizado para a proteção das partículas contra a agregação e a oxidação. Foram realizadas medidas de difração de raios X (DRX) e microscopia eletrônica de transmissão (MET) para análises estrutural e morfológica, respectivamente. Medidas de magnetização DC, magnetometria de amostra vibrante a 5 K e a 300 K e termogravimetria magnética (TGM), foram realizadas para caracterização magnética. As medidas de DRX mostraram a formação das fases NdCo2, Nd2Co7, Nd5Co19 e Nd2Co17, com predominância da fase Nd2Co17, para quatro das cinco amostras. Os parâmetros de rede do difratograma foram obtidos através do refinamento rietveld e mostrou que os tamanhos médios dos cristalitos variaram de 6,5 nm a 20,7 nm. Pela MET foi possível observar nanopartículas do tipo elipsoidais e esféricas, distribuídas em matriz de PVP, com distribuições de tamanhos variando de 6,1 nm a 12,4 nm, e quais planos cristalográficos e suas respectivas fases contribuíram para a formação das imagens. As medidas de magnetização DC em função da temperatura indicaram as temperaturas de Curie (Tc) das fases e estão de acordo com a literatura e as medidas de DRX, os valores de magnetização apresentaram elevações nas proximidades de Tque estão relacionados a mudança de fase do PVP para elevadas temperaturas, e a consequente formação de fases metaestáveis, ricas em Cobalto, reportadas na literatura. O comportamento ferromagnético foi observado em todas as amostras tanto a 5 K como a 300 K nas medidas de magnetometria de amostra vibrante. Com as medidas de termogravimetria magnética (TGM) foram obtidas as temperaturas de transição para as fases reportadas nas medidas anteriores, inclusive para as fases metaestáveis através do método de interpolação simples.

Presidente - 350830 - JOSE HUMBERTO DE ARAUJO
Interno - 6346140 - LUCIANO RODRIGUES DA SILVA