Banca de DEFESA: PIERRE NIAU AKMANSOY

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PIERRE NIAU AKMANSOY
DATA : 14/12/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 4 - 1º ANDAR - ECT
TÍTULO:

Vínculos de Eletrodinâmicas Não Lineares


PALAVRAS-CHAVES:

vínculos, eletrodinâmicas não lineares, átomo de hidrogênio, espalhamento fóton-fóton


PÁGINAS: 230
RESUMO:

As eletrodinâmicas não lineares (NLED) são generalizações da eletrodinâmica de Maxwell que surgem e encontram aplicações em diversos âmbitos: na gravitação, no estudo clássico do vácuo quântico, nos limites de baixas energias das teorias de cordas, entre outros. Por causa disto, é importante deduzir a validade empírica destas teorias comparando suas previsões com os resultados experimentais correspondentes. Com o objetivo de vincular os valores acessíveis aos parâmetros que caracterizam estas teorias, nesta tese são usadas a medição mais precisa da energia de ionização do átomo de hidrogênio e a seção de choque obtida observação pioneira do espalhamento fóton-fóton pela Colaboração ATLAS em colisões ultraperiféricas de íons de chumbo.

 

A forma como as eletrodinâmicas tipo Born-Infeld, uma família de NLED, modifica o potencial Coulombiano produzido pelo núcleo do átomo de hidrogênio é calculada. Usando a teoria de perturbação, a correção da energia do estado fundamental é obtida. É notável que a estrutura da teoria de perturbação impõe a necessidade de usar a forma completa da Lagrangiana. Por causa disto, apesar de se comportarem de forma semelhante no limite de baixas energias, cada eletrodinâmica tipo Born-Infeld modifica a energia de ionização de forma particular. Ao comparar com a medição experimental da energia de ionização, um vínculo para o parâmetro b que caracteriza estas eletrodinâmicas é obtido da ordem de b≥10^21 V/m.

 

As NLED prevêem naturalmente a interação entre fótons. Assim, a seção de choque γγγγ passa a possuir uma contribuição devido às correções não lineares da Lagrangiana de Maxwell além da do Modelo Padrão. Na aproximação de fótons equivalentes, a seção de choque completa PbPb→PbPb+γγ em colisões ultraperiféricas de chumbo é obtida através da convolução da seção de choque do subprocesso γ γγγ com os fluxos de fótons produzidos pelos íons. Assim, a comparação da seção choque completa com a seção de choque experimental obtida pelo ATLAS permite obter o vínculo mais preciso dos parâmetros não lineares α~β≤2x10^-10 GeV^-4 ≈ 10^-47 m^3/J.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1674079 - LEO GOUVEA MEDEIROS
Interno - 3043096 - FARINALDO DA SILVA QUEIROZ
Interno - 2276754 - JACOPO VITI
Externo à Instituição - BRUTO MAX PIMENTEL ESCOBAR
Externo à Instituição - RODRIGO SANTOS BUFALO
Notícia cadastrada em: 14/12/2018 12:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao