Banca de DEFESA: RONIEL DE LIMA ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RONIEL DE LIMA ARAÚJO
DATA : 17/03/2017
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do DFTE
TÍTULO:

Propriedades estruturais, eletrônicos, ópticas e vibracionais do cristal L-Treonina: Simulações computacionais no formalismo DFT.


PALAVRAS-CHAVES:

DFT, Biofísica, Propriedades óticas e eletrônicas


PÁGINAS: 67
RESUMO:

Apresentamos neste trabalho um estudo das propriedades estruturais, eletrônicas, ópticas e vibracionais do cristais l-treonina ortorrômbico, obtidos através de simulações computacionais no formalismo DFT (Density Functional Theory), nas aproximações da densidade local (LDA-CAPZ) e do gradiente generalizado (GGA-PBE). A l-treonina ́e um amino ácido essencial que desempenha um importante papel nos sistemas biológicos, sendo o ́último dos 20 aminoácidos que formam as proteínas, a ser identificado. Para o cristal l-treonina foram obtidos, a partir de dados experimentais, a otimização da geometria cristalina, parâmetros de rede, ângulos e distâncias interatômicas, estrutura de bandas, densidade de estado por átomo, absorção óptica, função dielétrica, índice de refração, condutividade óptica, função perda, espectro infravermelho e Raman. Os parâmetros de rede calculados estão próximos dos resultados experimentais, um band gap direto E(Γ → Γ)=5,06 eV e um band gap indireto E(X→S)=4,91 eV foram obtidos dentro do nível GGA e LDA, respectivamente. A análise da densidade de estados eletrônicos permitiu identificar as contribuições por átomo para os estados das bandas de valência e de condução, nas propriedades ópticas e possível observa uma sensibilidade ao plano de polarização de luz incidente 001. Uma boa concordância foi obtida entre os espectros vibracionais IR e Raman teóricos e experimentais do cristal l-treonina.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIO DE MACEDO FILHO - UESPI
Externo ao Programa - 2578455 - CARLOS ANTONIO BARBOZA
Externo ao Programa - 1354851 - MANOEL SILVA DE VASCONCELOS
Presidente - 1352009 - UMBERTO LAINO FULCO
Notícia cadastrada em: 23/02/2017 10:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao