Banca de DEFESA: MILTON GOMES DE SOUZA NETTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MILTON GOMES DE SOUZA NETTO
DATA : 28/10/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do DFTE
TÍTULO:

Classificação do ruído astrofísico na presença de um trânsito planetário


PALAVRAS-CHAVES:

simulador de ruído astrofísico correlacionado, série temporal, movimento Browniano fracionário, expoente de Hurst, trânsito planetário.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

Motivados pelo crescente aumento no número de projetos de pesquisas em exoplanetas e pela escassez de modelos matemáticos que levem em consideração ruídos não-Gaussianos e correlacionados na fotometria dos dados, nós analisamos a alteração do parâmetro estatístico expoente de Hurst, H, em séries temporais com diversos tipos de ruído astrofísico, com e sem a presença de um trânsito planetário. Neste sentido, determinamos o valor do expoente de Hurst para duas curvas de luz provenientes do banco público de dados da missão CoRoT. Usamos, para estimar o valor de H, dois métodos: a análise R/S (sigla do inglês “rescaled range”) e a transformada rápida de Fourier, fft (sigla do inglês “fast Fourier transform”). Para isso, desenvolvemos um simulador de ruído astrofísico onde geramos séries temporais de diversos tipos de ruído e estimamos o valor de H para todas as séries simuladas. Na sequência, geramos um trânsito planetário sintético e o inserimos nos ruídos para então recalcular o valor de H. Notamos que a presença do trânsito planetário alterou significativamente o valor do expoente de Hurst e que o método da análise R/S é mais adequado do que o método da transformada rápida de Fourier quando se trata de séries temporais na presença de ruídos não-Gaussianos. Verificamos que o expoente de Hurst pode ser um descriminante poderoso para distinguir séries temporais com comportamento variado, em particular, a distinção entre séries apresentando trânsito. Estimamos ainda o expoente de Hurst para 30 estrelas da base de dados públicos da missão Kepler e o relacionamos com o período de orbital de planetas presentes nesses sistemas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1724218 - DANIEL BRITO DE FREITAS
Interno - 346785 - JOSE RENAN DE MEDEIROS
Externo à Instituição - MARIA LIDUINA DAS CHAGAS - UNIFESSPA
Notícia cadastrada em: 27/10/2016 09:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao