Banca de DEFESA: ANTÔNIO DGERSON PEREIRA DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTÔNIO DGERSON PEREIRA DA COSTA
DATA: 14/09/2015
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL
TÍTULO:

Infravermelho-médio em Sistemas Binários com Componentes Evoluídas


PALAVRAS-CHAVES:

Infravermelho médio; Disco de detritos; Rotação estelar; Sistemas binários.


PÁGINAS: 151
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral
RESUMO:

  

No presente trabalho, estudamos o comportamento da emissão de infravermelho-médio, representada pelos índices de cor K - [22] e K - [12], obtidos a partir das magnitudes WISE e 2MASS, para uma amostra de 244 sistemas binários evoluídos de classe de luminosidade III e tipos espectrais F, G e K. Além de investigarmos esse comportamento em uma perspectiva evolutiva, analisamos também a relação entre tal emissão infravermelha e a velocidade de rotação, buscando por correlações e tendências entre esses parâmetros e reflexos de marés gravitacionais.

 

Para um melhor entendimento do perfil de evolução das estrelas foi construído o diagrama HR da amostra, juntamente com traçados evolutivos indicando um intervalo de massa de 0,6 até 7,0 . Verificamos neste diagrama que, a distribuição da emissão e da rotação apresentou comportamentos distintos. Enquanto a rotação apresenta uma descontinuidade em virtude da ausência de sincronização na maioria das estrelas, os índices de cor se mostram dispersos, sem dependências com a massa ou estágio evolutivo.

 

Estudamos o comportamento da emissão infravermelha em função de vários parâmetros, como a velocidade de rotação, período orbital e excentricidade. Com relação à rotação, observamos uma inibição do nível de emissão infravermelha para estrelas com rotação mais elevada, provavelmente devido a dispersão de possíveis discos circunstelares em virtude da ação de ventos estelares. Tal tendência é reforçada com o fato de que praticamente todas as estrelas com excesso de infravermelho confirmado pelas distribuições espectrais de energia, são estrelas de baixa rotação, ou seja, estrelas não-sincronizadas e não- circularizadas. Apesar deste fato, para a emissão infravermelha de uma maneira geral, não foi encontrada correlação clara entre tal emissão e os parâmetros orbitais (período orbital e excentricidade), sugerindo em um primeiro momento que, a emissão infravermelha não é influenciada pelos processos de sincronização e circularização dos sistemas binários. Ao aplicarmos o teste Kolomogorov-Smirnov (teste KS), verificamos que as distribuições cumulativas dos índices

de cor K - [22] e K - [12] para as estrelas (sincronizadas e não-sincronizadas) e (circularizadas e não-circularizadas) não apresentam diferenças estatisticamente significativas.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1675216 - BRUNO LEONARDO CANTO MARTINS
Externo à Instituição - CRISTIAN ANDRES CORTES ANGEL - PUC
Interno - 1724218 - DANIEL BRITO DE FREITAS
Interno - 346785 - JOSE RENAN DE MEDEIROS
Externo à Instituição - MARIA JAQUELINEVASCONCELOS - UESC
Notícia cadastrada em: 19/08/2015 08:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao