Banca de DEFESA: ÂNGELA MARTA DA SILVA

DISCENTE: ÂNGELA MARTA DA SILVA
DATA: 08/09/2015
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL

Produção e Caracterização Magnética Estática e Dinâmica de Camada Simples e Multicamada de Co2FeAl Crescidos em Substratos Amorfos.

Ligas de Heusler  (full-Heusler), filmes finos camadas simples e multicamadas, ordem e desordem estrutural, dinâmica da magnetização.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada

Neste trabalho foram produzidas e estudadas ligas de CFA, do tipo full-Heusler, onde obtivemos resultados de filmes finos simples de Co2FeAl (CFA) e multicamadas de CFA/Ag/CFA, produzidas por magnetron Sputtering em substratos amorfos (vidro), enfatizando o estudo de suas propriedades estruturais, magnéticas quasi-estáticas e dinâmicas. Através da análise de raios-X verificou-se a formação da estrutura cristalina do CFA, obtendo a fase A2 (desordenada estruturalmente,  onde os átomos encontram-se distribuídos aleatoriamente) e a fase B2 (estrutura semi-ordenada). As medidas revelaram um comportamento magnético quasi-estático que para camadas simples de MGO/CFA apresentam clara anisotropia do tipo uniaxial, enquanto para a camada simples e multicamada de CFA apresentam anisotropia uniaxial induzida no plano. Medidas de magnetoimpedância (MI) são realizadas numa vasta gama de frequências variando de 1.0 GHz a 3.0 GHz e variando o ângulo entre o campo magnético externo e a corrente de sonda com relação aos eixos de anisotropias. As curvas de MI apresentam comportamento típico verificada para amostra anisotrópica, com estrutura simples e de duplo pico de acordo com as frequências e ângulos como esperado.

Interno - 1508681 - FELIPE BOHN
Presidente - 1474380 - MARCIO ASSOLIN CORREA
Externo à Instituição - RICARDO BARRETO DA SILVA - UFSM
Notícia cadastrada em: 13/08/2015 15:53