Banca de DEFESA: UBIRATAN CORREIA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: UBIRATAN CORREIA SILVA
DATA: 28/08/2015
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL

“Produção e Estudo de Multicamadas Magnéticas em Substrato Flexível”

Magnetismo, anisotropia magnética e multicamadas magnéticasMagnetismo, anisotropia magnética e multicamadas magnéticas

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada

Multicamadas magnéticas são a base para a produção de dispositivos spintrônicos e ter o domínio na produção de tais multicamadas, é fundamental para obter avanços nesta área, e nos últimos anos está em destaque a produção de dispositivos spintrônicos orgânicos e flexíveis. Devido a essa tendência, o objetivo do presente trabalho é produzir multicamadas magnéticas depositadas em substrato flexível utilizando a técnica de Magnetron sputtering dc. Três conjuntos de amostras foram confeccionados. O primeiro conjunto, constituído de tricamadas do tipo CoFe/Cu(t)/CoFe com diferentes espessuras do espaçador metálico. O Segundo conjunto, composto por dois subgrupos de multicamadas CoFe/Cu com a presença do IrMn como buffer layer e na multicamada seguinte como cap layer. O terceiro conjunto, constituído por multicamadas não magnetoestritivas de Permalloy (Py/Ta e Py/Ag) sobre substrato de material flexível e de vidro. Para a investigação das propriedades magnéticas, foram realizadas medidas de magnetometria de amostra vibrante,  ressonância ferromagnética e magnetoimpedância (MI), todas as medidas executadas em temperatura ambiente e com campo magnético aplicado sempre no plano da amostra. Para a análise estrutural, a técnica de difração de raios-X foi usada. Os resultados das tricamadas mostraram um alto campo de anisotropia tipo uniaxial para a amostra com espaçador de 4,2 nm. Para a multicamada com a presença do IrMn como buffer layer, os resultados das propriedades magnéticas estáticas e dinâmicas apresentaram comportamento isotrópico. Para a multicamada com a presença do IrMn como cap layer, os resultados das propriedades magnéticas estáticas apresentaram o comportamento magnético de uma estrutura tipo válvula de spin. Entretanto houve uma divergência com resultados das medidas de ressonância ferromagnética, a qual foi justificada devido a contribuição dos grãos instáveis e estáveis para a anisotropia rodável e anisotropia de polarização (Exchange bias) na interface ferromagnética-antiferromagnética. Para a terceira série de amostras, os resultados apresentaram comportamentos semelhantes da MI. Para as multicamadas com espaçador de Ag para ambos os substratos e variação significativa nas amostras com o espaçador por Ta onde foi possível associar a variação na MI entre os substratos de vidro e flexível ao estresse compressivo na amostra de substrato flexível.

Presidente - 1509949 - ALEXANDRE BARBOSA DE OLIVEIRA
Interno - 2199774 - CARLOS CHESMAN DE ARAUJO FEITOSA