Banca de DEFESA: MADSON RUBEM OLIVEIRA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MADSON RUBEM OLIVEIRA SILVA
DATA: 22/05/2015
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL
TÍTULO:

Buraco Negros, Correspondência AdS/BCFT e Fluido/Gravitação

 


PALAVRAS-CHAVES:

Buraco negros, Correspondência AdS/BCFT


PÁGINAS: 133
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada
RESUMO:

Resumo

A equação de Einstein com constante cosmológica negativa gera um espaço-tempo (+ 1)-dimensões, que denominamos de espaço anti de Sitter, AdSd+1, que nos referimos de "bulk". O princípio holográfico afirma que a gravidade quântica sobre o AdSd+1 é codificada por uma teoria de contorno, uma CFTd. Por exemplo, uma teoria de cordas IIB sobre uma espaço-tempo assintoticamente AdS5 XS5 é dual a uma teoria de gauge de super Yang-Mills = 4 SYM no espaço-tempo de 4-dimensões. Outro exemplo é a relação entre a equação de Einstein no "bulk" e a equação hidrodinâmica descreve uma teoria efetiva no contorno, o qual denominamos de fluido/gravitação.

Uma extensão da dualidade AdS/CFT foi proposta por Takayanagi que denominou de correspondência AdS/BCFT. O contorno do CFT extende-se para o "bulk" e restringe o AdSd+1. Quando impomos a condição de Neumann sobre a extensão do contorno obtemos uma equação de movimento dinâmica que determina a forma da extensão. Da perspectiva da correspondência fluido/gravitação o tensor energia-momento do fluido residindo no contorno será a fonte da geometria do "bulk". Ampliando a proposta de Takayanagi para correspondência fluido/gravitação estudaremos a consistência do AdS/BCFT a temperatura finita ou equivalentemente a geometria de BH no "bulk".

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 404927 - ALVARO FERRAZ FILHO
Interno - 346835 - JANILO SANTOS
Externo ao Programa - 701.839.841-02 - DMITRY MELNIKOV - UW
Externo ao Programa - 700.803.684-17 - PASQUALE SODANO - ITEP
Externo à Instituição - FRANCISCO DE ASSIS BRITO - UFCG
Externo à Instituição - RODOLFO ALVAN CASANA SIFUENTES - UFMA
Notícia cadastrada em: 18/05/2015 11:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao