Banca de DEFESA: CARLOS HUMBERTO OLIVEIRA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS HUMBERTO OLIVEIRA COSTA
DATA: 12/12/2013
HORA: 15:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO DFTE
TÍTULO:

"Ondas de Spin em Quasicristais Magnônicos"


PALAVRAS-CHAVES:
Ondas de Spin; Magnons; Quasicristal Magnônico; Magnonic Band Gap; Autosimilaridade; Espectro Fractal; Transmissão Total.

PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada
RESUMO:

Neste trabalho investigamos espectros de estruturas de banda e de transmitância em sistemas de cristais magnônicos unidimensionais que apresentam as chamadas desordens determinísticas, especificamente, sistemas de multicamadas magnéticas, que são construídos obedecendo as sequências substitutionais de Fibonacci generalizado (apenas os casos golden mean (GM), silver mean (SM), bronze mean (BM), cooper mean e nickel mean (NM)) e k-componente de Fibonacci. O modelo teórico é baseado no hamiltoniano de Heisenberg para o regime de troca (exchange regime) juntamente com o poderoso método da matroz transferência, e levando em conta a aproximação RPA. Os materiais magéticos considerados são ferromagnetos cúbicos simples. O principal interesse de nosso estudo foi investigar o efeito da quasiperiodicidade nas propriedades físicas dos sistemas citados acima. No caso das multicamadas magnéticas quasiperiódicas, mostramos o efeito da quasiperiodicidade nas bandas de volume através do espectro de ondas de spin e de transmitância nestas estruturas. Entre estes efeitos destacamos: (i) a fragmentação das bandas de volume que, no limite de altas gerações, se tornam conjuntos de Cantor, na sequência de Fibonacci generalizado; e (ii) . Percebemos que as super-redes magnéticas podem ser consideradas como cristais magnônicos undimensionais. Neste último caso, verificamos que o sistema apresenta uma banda magnônica parcialmente proibida, na qual a excitação propaga-se apenas em algumas direções do vetor de onda, cujo intervalo de frequência é da ordem do terahertz (THz). Portanto, do ponto de vista tecnológico, os quasicristais magnônicos podem ser utilizados como transportadores ou processadores de informações, sendo o magnon (o quantum da onda de spin) o responsável por esse transporte e processamento.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 345638 - EUDENILSON LINS DE ALBUQUERQUE
Externo à Instituição - JOAO MILTON PEREIRA JUNIOR - UFC
Presidente - 1354851 - MANOEL SILVA DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - PAULO WILSON MAURIZ - IFMA
Interno - 1352009 - UMBERTO LAINO FULCO
Notícia cadastrada em: 22/11/2013 08:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao