A questão da instrumentalidade do Serviço Social e as dimensões prático-sociais no exercício profissional do assistente social na área da Educação: Uma Instrumentalidade de respostas? De mediação?
Instrumentalidade. Serviço Social. Educação.
Esta dissertação versa sobre a análise da instrumentalidade do Serviço Social e suas dimensões práticos-sociais tecidas e expressas na particularidade do exercício profissional dos assistentes sociais que atuam na área da Educação, tomando como lócus da pesquisa empírica o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. A partir do método crítico dialético, foram feitas aproximações sucessivas com o real, desvendando o contexto da sociedade capitalista contemporânea, e em especial, na atual conjuntura, em que se insere a Educação Profissionalizante brasileira, o que tornou possível analisar como a instrumentalidade do Serviço Social se particulariza no exercício profissional das assistentes sociais que atuam no IFRN, e, neste sentido, analisa-se se essa instrumentalidade é de repostas ao projeto societário burguês ou é de mediação, balizada pela racionalidade crítico-dialética. Subsidiadas pela base teórico-metodológica da investigação, as análises fundamentam-se na pesquisa bibliográfica e revisão da literatura, e na pesquisa de campo que envolve o levantamento e análises de documentos institucionais e entrevistas semi-estruturadas com abordagens quanti-qualitativas. As informações sistematizadas e analisadas revelaram as particularidades da categoria instrumentalidade inseridas nos processos de trabalho das assistentes sociais que atuam na área da Educação.