A FORMAÇÃO INTELECTUAL E PEDAGÓGICA PARA A DOCÊNCIA EM SERVIÇO SOCIAL: ELEMENTOS CRÍTICOS
Docência em Serviço Social. Formação intelectual e pedagógica. Ensino superior. Competências pedagógicas. Pedagogia das competências.
O presente projeto de pesquisa de doutorado objetiva analisar a formação intelectual e pedagógica no ensino superior para a docência em Serviço Social no contexto da pedagogia das competências. A formação na pós-graduação para a docência no ensino superior possui um conjunto de elementos que contribuem para que esse processo ocorra norteado por uma perspectiva crítica que envolve os fundamentos teórico-metodológicos da profissão e os fundamentos didático-pedagógicos da educação. Esses fundamentos Contribuem para a construção do perfil docente e também para o embate como projeto educacional proposto pelo capital. Dessa forma, o nosso objeto de pesquisa é a formação intelectual e pedagógica no ensino superior para a docência em Serviço Social. Optamos pela pesquisa qualitativa, pois o estudo da docência e das competências pedagógicas requer profundidade em termos de reflexões e elaborações teóricas sobre os textos e os relatórios já produzidos sobre a educação superior e as competências necessárias para professores e estudantes. Quanto às técnicas de pesquisa utilizaremos o levantamento documental que engloba o projeto pedagógico do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e bibliográfico para reunir os materiais relacionados à formação profissional para a docência no ensino superior e construir a crítica à “pedagogia das competências”. Nesse sentido, a realização dessa pesquisa possibilitará entender melhor o processo de formação profissional para a docência em Serviço Social, englobando os elementos que contribuem para a construção de conhecimento crítico concernentes aos limites e às contradições que perpassam o processo de ensino-aprendizagem para o trabalho docente nesse contexto da “pedagogia das competências.