Banca de QUALIFICAÇÃO: ADNNA RAQUEL ARAUJO DE SOUZA

DISCENTE : ADNNA RAQUEL ARAUJO DE SOUZA
DATA : 29/06/2023
LOCAL: UFRN

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CONTRARREFORMA: O AJUSTE FISCAL E SUAS IMPLICAÇÕES AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO

Capitalismo Dependente. Universidade Pública. Ajuste Fiscal.

O presente projeto de dissertação, intitulado “Educação em tempos de contrarreforma: o ajuste fiscal e suas implicações ao ensino superior público”, tem por objetivo analisar os rebatimentos da política de Ajuste Fiscal nas Universidades Federais do Brasil, no período de 2015 a 2022. Para tanto, buscamos apreender o papel assumido pelo Estado no capitalismo dependente e o lugar contraditório que a Universidade Pública ocupa nesse contexto, identificando de que maneira a política de Ajuste Fiscal incidiu sobre o orçamento das Universidades Federais brasileiras nos últimos anos, diante da conjuntura de aprofundamento neoliberal. Trata-se de uma pesquisa orientada pelo método crítico dialético, de abordagem quanti-qualitativa, com pesquisa bibliográfica e documental por meio da análise de dados orçamentários disponíveis nas plataformas do Governo Federal e das Universidades.

Presidente - 2204690 - ILENA FELIPE BARROS
Interno - 1149547 - ROBERTO MARINHO ALVES DA SILVA
Externa ao Programa - 2859570 - LARISSE DE OLIVEIRA RODRIGUES - UFRNExterno à Instituição - TATIANA BRETTAS WAEHNELDT - UFRJ
Notícia cadastrada em: 05/06/2023 10:32